Correio dos Campos

Ventania sedia a Semana Missionária Vocacional

Seminaristas visitarão casas e escolas das comunidades
3 de fevereiro de 2024 às 12:25
No território da São João Paulo II, os seminaristas conduziram belos momentos de oração com a comunidade. (Foto: Arquivo)

COM ASSESSORIAS – Iniciando as atividades formativas deste ano, os seminaristas das etapas do Discipulado e Configuração participam, a partir do dia 4, da semana missionária na Paróquia São Roque, na cidade de Ventania. Até o dia 11, 17 seminaristas estarão celebrando com a comunidade, em noites de oração e reflexão sobre a família, a juventude, Adoração, além de visitas a casas, escolas e estabelecimentos. A acolhida dos seminaristas acontece às 19 horas, em uma missa celebrada por Dom Sergio Arthur Braschi, na matriz.

A semana envolverá as sete capelas da paróquia. Na segunda-feira, às 19 horas, os seminaristas conduzirão uma celebração mariana. Na terça, acontecerá a ‘Celebração das Luzes’; na quarta-feira, a celebração das famílias; na quinta-feira, Adoração ao Santíssimo Sacramento e, na sexta-feira, celebração com os jovens. Na sexta-feira (9), sempre às 19 horas, ocorrerá o encerramento das atividades nas comunidades São Sebastião, Divino Espírito Santo e São Pedro; no sábado, nas capelas Santo Antônio, São José e Nossa Senhora Aparecida, e, no domingo, às 10 horas, na matriz São Roque. Ano passado, a ação se desenvolveu na Paróquia São João Paulo II, em Ponta Grossa.

Ainda serão visitadas casas, escolas e estabelecimentos. Acontecerão celebração à noite. As peregrinações acontecem a partir das 9 horas. “Será um momento de conhecer o povo de Deus e com eles suplicar a bênção de Deus sobre a casa, família e intenções particulares”, comenta o seminarista Luiz Felipe Padilha Almeida, do segundo 2 da Configuração. “Também é importante lembrar que esta paróquia tem uma missionária leiga fazendo missão em Guiné Bissau, na África”, acrescenta, referindo-se a Luciane da Luz Bracisiewrcz, que embarcou dia 25 de setembro do ano passado.

Luciane tem 51 anos, é leiga consagrada a Nossa Senhora da Medalha Milagrosa. Divorciada, é mãe de três filhos e tem três netos. Faz parte da Legião de Maria, do Apostolado da Oração e da Pastoral da Criança, citados por ela como movimentos, por natureza, missionários. É ministra da Palavra e da Eucaristia. Também já coordenou a Pastoral de Animação Bíblico-Catequética da paróquia.

Retiro

Terminada a Semana Missionária Vocacional, os seminaristas partem para o retiro anual, tradicionalmente realizado na época do Carnaval. Este ano, ele acontece de 12 a 16 de fevereiro, na Casa de Oração das Irmãs Ucranianas. A assessoria ficará a cargo de Dom Bento de Souza, do Mosteiro da Ressurreição.

Convivência

Começou domingo (28) e vai até amanhã, dia 3, a semana de convivência no Seminário Propedêutico Mãe da Divina Graça, em Carambeí. Ela reúne quatro jovens – chamados de aspirantes – que estão no último ano do Ensino Médio ou que já o concluíram, convidados para fazer a experiência de viver por uma semana a rotina natural desta etapa formativa. “Vivem a estrutura de horários, atividades e, o mais importante, cada qual sente como é viver em comunidade. Sendo assim, eles podem se decidir com mais consistência se querem mesmo ingressar no Propedêutico. Os que optarem por ingressar terão em torno de um mês para ficarem com suas famílias, organizarem questões como desligamento do trabalho, trancar matrícula na faculdade e etc… E retornam no início de março para residir e participar desta etapa formativa por um período de oito meses”, explica o reitor do seminário Mãe da Divina Graça, padre Marcelo do Carmo.

A semana de convivência é realizada na Diocese há aproximadamente 20 anos, sempre nesta época do ano.