Correio dos Campos

Igreja da Província retoma caminhada e se reencontra em Guarapuava

27 de setembro de 2022 às 11:05
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Representantes da Diocese de Ponta Grossa conduziram a noite de abertura da 42ª Assembleia do Povo de Deus do Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, realizada em Guarapuava, de sexta-feira (23) a sábado à tarde. Padre Joel Nalepa foi o mediador dos trabalhos, Flávia Carla Nascimento e o seminarista Antônio Carlos dos Santos Júnior fizeram a oração inicial, com a leitura orante da Palavra, e a síntese da Diocese foi apresentada pelo casal do Encontro de Casais com Cristo (ECC), Vanderlei de Araújo e Edina Kayano. No sábado, a missa da manhã foi presidida por Dom Sergio Arthur Braschi, com a liturgia também a cargo da Diocese. A oração final, no encerramento da Assembleia, foi orientada pela irmã Edites Bet.

Estavam reunidos no Centro San Juan Diego representantes da Província de Curitiba: Arquidiocese de Curitiba e dioceses de Guarapuava, Paranaguá, São José dos Pinhais, União da Vitória, Ponta Grossa e da Metropolia e das Eparquias Católicas Ucranianas. Pela segunda vez, o evento foi realizado, simultaneamente, nas Províncias de Curitiba, Cascavel, Maringá e Londrina. Em Guarapuava, o assessor foi o arcebispo de Curitiba e vice-presidente do Regional Sul 2 da CNBB, dom José Antônio Peruzzo. “Todos os anos, todas as lideranças das dioceses do Paraná se reúnem. Este ano, (a Assembleia) foi dividida nas quatro províncias eclesiásticas. Às seis que formam a Província se juntaram mais as duas eparquias ucranianas para viver esse grande momento de avaliação e retomada – depois da pandemia – da caminhada de evangelização nessa região do estado”, comentava o bispo Dom Sergio.

“Ao falar sobre o fortalecimento das comunidades eclesiais missionárias, refletimos sobre sermos no meio do mundo um sinal, de continuarmos anunciando a partir da Iniciação à Vida Cristã – prioridade para nós – no meio da cultura urbana. A Iniciação à Vida Cristã que engloba a Catequese, mas o amor à Palavra de Deus, à Eucaristia e o nosso testemunho no meio da cultura urbana. Esse ser humano que está tão diferente em função das novas tecnologias, que tem esse jeito de viver diferente. E a Igreja tem o seu lugar nesse espaço novo da Humanidade”, acrescentou Dom Sergio.

Estavam também presentes os bispos de Paranaguá, Dom Edmar Peron; de São José dos Pinhais, Celso Antônio Marchiori, e de União da Vitória, Walter Jorge Pinto. O bispo de Guarapuava, dom Amilton Manuel da Silva, está em Roma e foi representado pelo padre Carlos de Oliveira Egler, vigário geral da Diocese. Participaram ainda diversos sacerdotes, sobretudo os padres coordenadores da Ação Evangelizadora, e lideranças de movimentos eclesiais, pastorais, catequese, pastorais sociais da criança da pessoa idosa, serviços de solidariedade. “Bonito a gente viver esse momento de grande união porque não é sempre que a gente se encontra. Quando nos revemos saímos fortalecidos”, afirmou o bispo de Ponta Grossa.

Da Diocese de Ponta Grossa estiveram ainda na Assembleia os padres Jaime Rossa e Kleber Pacheco; Marcos Aurélio Dias (Ministros extraordinários da Sagrada Comunhão), Elian Rocha (RCC), Noelise Meister (Catequese), Ivete Mazzure (Pascom), diáconos Agostinho Basso (Conselho dos Diáconos) e Mário Cequinel (Pastoral Social), irmã Hermelinda Ruschel (Comidi), o seminarista Jefferson Sviercoski Sanchez, Luiz Felipe Padilha Almeida (Liturgia); Rafael e Josélia Dias (Pastoral Familiar), Sueli Guimarães (Infância Missionária), (ECC), Luciana Mainardes (Congregação Mariana), Roberto Barbosa (Conselho de Leigos), Silvana Spsila (Conselho de Leigos) e Lucas Golinki (Pastoral da Juventude)