Correio dos Campos

Imigração do Paraná é tema de espetáculo em Teixeira Soares

24 de junho de 2022 às 08:48
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – A história da formação étnica do Paraná e de como ocorreu o processo imigratório no estado é o tema da peça “Menestrel conta a imigração no Paraná”, da Companhia Karagozwk. A apresentação ocorre nesta terça-feira (28), às 8h30, 9h30 e 13h30, no Centro Pastoral Vianney, em Teixeira Soares, na região dos Campos Gerais. A peça é gratuita e voltada aos estudantes da rede pública de ensino.

A apresentação é produzida a partir da magia do teatro de sombras. A Companhia Karagozwk é especialista na arte deste tipo de teatro e atua há 35 anos na região sul do país. Desde 2009, é citada pelo Dicionário do Teatro Brasileiro (Editora Perspectiva) como referência no Brasil na prática desta arte. “A saga é contada a partir da magia do teatro de sombras, conduzida por atores, menestréis e saltimbancos. Cada criança ou adulto da plateia, certamente identificará a sua própria família e viajará num carroção mágico pelos caminhos de seus ancestrais”, aponta o diretor da peça Marcello Andrade dos Santos, que estudou teatro de sombras no Instituto del Teatro de Sevilla, na Espanha.

O espetáculo foi aprovado pelo Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná e é realizado pela Companhia Karagozwk, coordenado pela ABC Projetos Culturais, com o patrocínio da Copel. O público-alvo da peça são as crianças e a proposta do projeto é realizar um total de 36 apresentações em 12 municípios do interior paranaense com menos de 20 mil habitantes, onde a população dificilmente tem contato e acesso ao teatro de sombras.

A apresentação também se preocupa com a inclusão social promovendo a acessibilidade de comunicação para o público com deficiência auditiva, com tradução simultânea em libras projetada em tela. Ao final de cada espetáculo, a Companhia Karagozwk ainda fará um bate-papo com o público e mostrará os bastidores do teatro de sombras e apresentará técnicas que poderão ser adotadas por professores e alunos para que também passem a produzir o teatro de sombras.

Contrapartida

A própria companhia desenvolve sua linha de equipamentos de iluminação de forma sustentável no ateliê localizado em Curitiba, utilizando diversos materiais recicláveis. Com essa experiência, a contrapartida cultural é levar uma oficina a cada município que receberá as apresentações, mostrando como pode ser produzido e incentivado o teatro de sombras a partir da construção de equipamentos com o uso de materiais recicláveis. A oficina, que contempla os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, terá como público professores e servidores das escolas e pais que tiverem interesse.