Entidades e setor privado pedem criação de Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação em Castro
COM ASSESSORIAS – Representantes do Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação, de entidades e do setor privado de Castro formalizaram solicitação para que a Prefeitura implante uma Secretaria específica na área. Em reunião com o prefeito Reinaldo Cardoso e com o vice Régis Moreno nesta quarta-feira (6), mais de 30 dirigentes apresentaram demandas ao poder público e assinaram um documento que pede a criação da pasta.
Para Bruno Romano, representante do Fórum, há uma demanda por soluções inovadoras na esfera pública. Entre as atribuições da Secretaria estariam a consolidação de Castro como um polo de ciência e tecnologia e a elaboração de políticas públicas para garantir infraestrutura a startups e empresas inovadoras; realizar parcerias estratégicas com universidades, centros de pesquisa e instituições tecnológicas; além de captar investimentos e recursos para programas de pesquisa e inovação.
Na reunião, Doutor Reinaldo assumiu o compromisso de incluir a Secretaria no Projeto de Lei que propõe a reforma administrativa e destacou a importância do assunto. “Isso é fundamental para o nosso projeto de crescimento e desenvolvimento. É muito importante estarmos juntos nesse processo, essa reunião é o começo de uma série de reuniões para transformarmos Castro naquela potência que ela pode e merece ser”.
O presidente da Cooperativa Castrolanda, Willem Bouwman, destacou que o Município tem vocação para a inovação, pois os agricultores e organizações já usam tecnologia de ponta no campo. “Com a criação desta Secretaria, Castro irá crescer ainda mais, transformando-se em um polo de ciência, inovação e tecnologia, gerando renda, empregos e conhecimento para toda a sociedade”.
O projeto que propõe a nova estrutura administrativa da Prefeitura de Castro inclui a instalação de uma Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e será enviado para aprovação da Câmara. “Os vereadores terão a oportunidade de abraçar essa pauta e eu tenho certeza que essa também é uma preocupação deles, pois a sociedade está pedindo esta reforma e ela está sendo construída com base na responsabilidade social”, explica o vice-prefeito, Régis Moreno.