Correio dos Campos

Senar propõe instalação de Centro de Excelência do Leite em Castro

Entidade prevê investir quase R$ 40 milhões nas obras e criar mais de 500 vagas de ensino gratuitas
17 de janeiro de 2025 às 18:49
(Imagens: Divulgação/Daniel Calvo)

COM ASSESSORIAS – A construção de um Centro de Excelência do Leite em Castro com investimentos de até R$ 40 milhões e a criação de pelo menos 500 vagas de ensino profissionalizante gratuitas é a proposta que o superintendente do Senar-PR trouxe ao prefeito Reinaldo Cardoso nessa quinta-feira (16). Na reunião, Pedro Carmona Gallego apresentou o projeto e pediu formalmente a autorização da Prefeitura para a instalação do empreendimento que usa apenas recursos privados.

“Nossa luta, junto com a Prefeitura, é fazer com que esse Centro venha para Castro. A Castrolanda já se engajou na ideia e está nos ajudando. Vamos educar jovens do Brasil inteiro para que o produtor rural possa produzir o melhor leite e da maneira mais rentável possível com o aprendizado todo centrado aqui”, explica Gallego.

O projeto prevê a construção de oito prédios, com 4,3 mil m², em uma área de cerca de três hectares que ainda está sendo definida. “Temos dois terrenos em vista próximos do Agroleite. Se conseguirmos fazer com que Brasília entenda que é aqui o lugar, e já temos um compromisso deles, em agosto, durante o Agroleite, vamos lançar a pedra fundamental já com os projetos de engenharia. Depois, em um ano e meio, o Centro deverá entrar em operação. O que a Prefeitura vai nos assegurar é a permissão legal para construirmos aqui e colaborar com os acessos ao local”, detalha o superintendente.

Entusiasmado com a proposta, Doutor Reinaldo garantiu o apoio necessário e se comprometeu em realizar as obras viárias e de infraestrutura. “Com esse projeto se concretizando, Castro vai ser referência nacional do leite em tecnologia e na formação de pessoas”, disse.

O secretário de Agricultura do Município também acolheu a proposta e reforçou a intenção de cooperação da Prefeitura com o Senar. “Além de suprir a carência de profissionais especializados para atender às necessidades dos produtores rurais, o Centro ainda terá uma infraestrutura para análises laboratoriais de alta qualidade que pode prestar serviços aos pecuaristas e fortalecer a segurança alimentar”, indica Reinaldo Cardoso Filho.

Nacional

De acordo com o superintendente do Senar-PR, o foco principal do Centro de Excelência é o ensino técnico, porém sua utilização pode ser mais abrangente, com graduações e pós-graduações, inclusive a distância. O Centro deve ter abrangência nacional é uma iniciativa do Senar Nacional em parceria com o Sistema Faep, por meio do Senar-PR, e o Município de Castro.

O objetivo é desenvolver e qualificar profissionais por meio de formação técnica e prática, voltada para a gestão eficiente e sustentável da pecuária de leite. Entre os cursos avançados que podem ser ofertados no local estão Especialização Técnica em Bovinocultura de Leite e Técnico em Agronegócio, por exemplo.