Correio dos Campos

Congolês celebra primeira missa no Brasil

Padre cavanis ordenado em novembro, rezou em Castro
17 de janeiro de 2023 às 07:58
(Foto: Jodielson Ferraz)

COM ASSESSORIAS – Ordenado sacerdote em 20 de novembro, na República Democrática do Congo, com cerimônia marcada pelo rito zairense, Herve Koto Mbuta celebrou, no domingo (15), a sua primeira missa em solo brasileiro. A celebração na paróquia de São Judas Tadeu, em Castro, reuniu dezenas de sacerdotes da Congregação das Escolas de Caridade Instituto Cavanis e trouxe também o Superior Geral, padre Manoel Rosalino Pereira da Rosa e o Superior Provincial dos Cavanis no Brasil, padre Adriano Sacardo. A comunidade paroquial da matriz, capelas do interior e pessoas das outras três paróquias de Castro lotaram a igreja.

Emocionado, o neo-sacerdote agradeceu. “Estou muito feliz em estar presidindo esta celebração eucarística”, assinalou. A cerimônia, transmitida pela página da paróquia no Facebook, foi assistida também na Colômbia e no Congo, seu país de origem. O novo sacerdote das Escolas de Caridade Cavanis terá a função de vigário paroquial e de diretor do Cenáculo Cavanis. Ao falar sobre ordenação, Herve Koto fez um relato de sua trajetória vocacional. “Comecei minha formação na República Democrática do Congo, onde fui acolhido no seminário pelo padre Braz Elias e pelo então padre Manoel Rosalino. Fiz o noviciado, cursei Filosofia e depois vim para o Brasil, em Belo Horizonte (MG), fazer Teologia. Em 2020, comecei em Castro, ajudando na formação de novos postulantes. Aqui tive o apoio do padre Edemar de Souza e do padre Franco, nosso pároco. Eu sou muito grato à comunidade religiosa e à comunidade paroquial que me acolheu”, detalhou o novo sacerdote.

O agora vigário paroquial contou que fez muitos amigos por aqui. “(em) Grupo de jovens, comunidades do interior e tantos outros amigos. Deus me deu esta família e juntos podemos continuar a caminhar, contando sempre com vossas orações. Prometo ser fiel a este chamado, nos ajudando mutuamente”, destacou. Ainda na manhã de domingo, o Superior Geral dos Cavanis, padre Manoel Rosalino presidiu missa de encerramento do jubileu dos 250 anos do nascimento do venerável Antonio Angelo Cavanis, fundador da congregação junto com seu irmão, Marcos Cavanis. De 16 a 20 de janeiro, religiosos professos de votos perpétuos se encontram reunidos no Cenáculo Cavanis, participando de um retiro espiritual.