Correio dos Campos

Aluna de Castro recebe prêmio pelo MPT na Escola

25 de novembro de 2021 às 14:37
(Foto: Divulgação/PMC)

COM ASSESSORIAS – A aluna Iasminy de Moraes Gomes, do quarto ano do ensino fundamental da Escola Municipal Dalila Ayres, recebeu nesta quinta-feira (25), prêmio do concurso “MPT na Escola” com o tema Trabalho Infantil. Ela concorreu na categoria poesia com o trabalho intitulado “Afinal, cadê você”. Isaminy recebeu troféu e medalha e a escola receberá R$ 15 mil que serão utilizados conforme orientação do MPT. A entrega do prêmio foi realizada na Escola Municipal de Vila Rosário.

Projeto

O “Programa MPT na Escola” do Ministério Público do Trabalho, é destinado para as escolas de todo o Brasil, intitulado ‘Projeto Resgate a Infância – Eixo Educação: A Escola no Combate ao Trabalho Infantil”.

Trata-se de um conjunto de ações voltadas à promoção de debates nas escolas de ensino fundamental, com alunos, professores e pais, de temas relativos aos direitos da criança e do adolescente, especialmente a erradicação do trabalho infantil e a proteção ao trabalhador adolescente.

Erradicar a exploração do trabalho da criança e proteger o trabalho do adolescente é um dos objetivos do MPT que para melhor desempenhar essa tarefa, criou a Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância) e elegeu como uma de suas estratégias fazer parcerias com entidades públicas e privadas que têm o mesmo fim.

Em Castro, participaram as escolas de período integral Jardim Bela Vista, Dr. Jahyr Lopes, Professor José Antonio F. Telles e Professora Dalila Ayres. No total foram 22 professores, 435 alunos, de nove turmas de 4º ano e 11 turmas de 5º ano, do Ensino Fundamental I. Foram trabalhados em sala de aula temas relativos aos direitos da criança e do adolescente, especialmente a erradicação do trabalho infantil e a proteção ao trabalhador adolescente.

A secretária municipal de educação, Rejane de Paula Nocera, destacou a participação das escolas e alunos. “Foi um desafio para professores e alunos neste projeto maravilhoso que faz a diferença na vida das pessoas e que com certeza traz bons resultados”, disse.

“O concurso abordou um tema importante para toda a sociedade. Debater os direitos da criança e do adolescente, e o trabalho infantil, é fundamental para a conscientização e participação de todos na proteção deles. Parabéns ao MPT, diretores, pais, professores e alunos”, destacou o prefeito Moacyr Fadel Junior.