Correio dos Campos

Aulas na rede municipal iniciam no dia 22 de fevereiro

3 de fevereiro de 2021 às 15:20
(Foto: Divulgação/PMC)

COM ASSESSORIAS – A Secretaria Municipal de Educação definiu para 22 de fevereiro o início das aulas presenciais na rede municipal de Educação, seguindo protocolo sanitário de retorno em prevenção à Covid-19. Desde o dia 1º de fevereiro, diretores e funcionários retornaram ao trabalho e nesta quarta-feira (3), os professores iniciaram atividades de formação que seguem até sexta-feira (5).

A secretária municipal de Educação, Rejane de Paula Nocera, explica que de 8 a 19 de fevereiro, a equipe escolar estará recebendo os pais nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIS) para um acolhimento socioemocional e entrega das atividades que serão feitas de forma remota pelos alunos. Eles receberão um Termo de Ciência autorizando os filhos a retornarem às aulas presenciais e caso não concordem, devem se comprometer ao cumprimento das atividades não presenciais que serão enviadas às crianças.

“Esse acolhimento tem o objetivo de mapear junto aos pais como foi o ano de 2020 para as crianças que estão há quase um ano fora da escola, promover uma interação com a equipe escolar e ainda informar como será a logística das aulas este ano”, explica Rejane.

Híbrido

As aulas serão retomadas em sistema híbrido com 50% dos alunos de forma presencial e 50% em atividades remotas. De 22 de fevereiro a 5 de março retornam os alunos do 4º e 5º anos de segunda à quinta-feira. Na sexta-feira os professores farão planejamento de atividades.

A cada 15 dias será feita avaliação em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde e se o resultado for positivo, serão chamados os alunos do 1º, 2º e 3º anos, classes especiais e salas de recurso. Após nova avaliação, retornam a pré-escola de 4 e 5 anos, e por último, as creches. Qualquer parecer contrário da Saúde, as aulas poderão ser suspensas.

A secretária explica que nesse primeiro momento não haverá transporte escolar, pois o município trabalha em parceria com a Secretaria de Estado da Educação que sinalizou que não iniciará ainda o transporte de alunos.

Segurança

Para o retorno às aulas, a secretaria elaborou Protocolo Sanitário com as medidas de higiene e biossegurança que serão adotadas por toda a comunidade escolar como critérios de distanciamento social, higiene, sanitização de ambientes, comunicação, capacitação, monitoramento e acompanhamento contínuo de profissionais e estudantes além dos espaços físicos, de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde, Ministério da Educação e Secretaria Estadual de Saúde, considerando um percentual de 50% do total de alunos da unidade de ensino. A fiscalização das escolas ficará a cargo da Vigilância Sanitária.

Expectativa

Rejane destaca que o retorno às aulas presenciais está sendo feito com todo o cuidado para garantir a segurança de todos. “Estamos começando com poucos alunos, com cautela e seguindo o protocolo sanitário. Contamos com a parceria dos pais para este novo cenário das aulas. Reconhecemos o trabalho responsável e comprometido desempenhado até aqui por nossos professores, equipes gestoras das escolas, CMEIS, secretaria e funcionários. Ressaltamos também a grande parceria das famílias que foi fundamental para os bons resultados. Estamos felizes em retornar”, finalizou.