Correio dos Campos

Três hospitais voltam a convocar pacientes para cirurgias eletivas, em Ponta Grossa e Castro

Procedimentos que não são considerados emergenciais estavam suspensos por causa da pandemia. Cerca de 900 cirurgias foram liberadas pela Secretaria de Estado da Saúde.
13 de novembro de 2020 às 18:11
Profissional de saúde no Hospital Regional Universitário de Ponta Grossa. (Foto: Jose Fernando Ogura/AEN)

Três hospitais que ficam em Ponta Grossa e Castro, na região dos Campos Gerais do Paraná, estão retomando cirurgias eletivas que foram suspensas por causa da pandemia de Covid-19. Ao todo, 913 procedimentos foram autorizados pelo governo do estado.

A suspensão dos procedimentos, que não são considerados emergenciais, aconteceu em março. O governo informou que adotou a medida para economizar medicamentos e controlar leitos hospitalares por causa da pandemia.

Entre as cirurgias, 650 foram autorizadas no Hospital Regional Universitário de Ponta Grossa, 50 no Hospital do Coração Bom Jesus, também em Ponta Grossa, e 213 no Hospital Anna Fioriollo Menarim, em Castro.

O chefe da 3ª Regional de Saúde de Ponta Grossa, Robson Xavier, disse que a retomada dos procedimentos está acontecendo de forma gradativa e que os pacientes devem aguardar a convocação dos hospitais.

“Nós priorizamos aquelas cirurgias onde nós temos o maior volume de espera e, também, as cirurgias onde nós temos uma capacidade técnica e operacional de realização”, afirmou.

Cada hospital deverá ser responsável por organizar a demanda das cirurgias eletivas. No caso do Hospital Regional Universitário de Ponta Grossa, cerca de 2 mil pacientes estão na fila de espera.

Na instituição, a maior parte dos procedimentos que aguardam realização são de ortopedia, com quase 800 pacientes.

O governo do estado pediu a liberação de nove leitos clínicos da ala Covid-19 do hospital para a realização das cirurgias eletivas.

Atualmente, a instituição, que é referência para tratamento da Covid-19 nos Campos Gerais do Paraná, tem 30 leitos de Unidade de Terapia Intensiva e 34 de enfermaria reservados para pacientes com sintomas ou diagnóstico da doença.

Fonte: G1