Correio dos Campos

Vazio sanitário inicia nesta sexta-feira

16 de julho de 2020 às 14:22
(Foto: Reprodução)

IMPRENSA/Castro – A zero hora desta sexta-feira (17) inicia o vazio sanitário com duração até às 23h59 da próxima segunda-feira (20) com restrição à circulação de pessoas e a suspensão de atividades no município, conforme decretado pela Prefeitura Municipal.

Durante este período, que antecede o início da testagem rápida em parte da população, todos os estabelecimentos comerciais, industriais e de prestação de serviços devem ficar fechados, com exceção dos serviços públicos essenciais, serviços de saúde, agropecuárias, clínicas veterinárias, postos de combustíveis, serviços funerários e transporte de cargas perecíveis.

Mercados, supermercados, hipermercados, açougues e padarias atenderão das 8 às 18 horas nesta sexta-feira, sábado e segunda-feira, permanecendo fechados no domingo. Restaurantes, lanchonetes e trailers também poderão funcionar das 8 às 24 horas – nesta sexta, sábado e segunda-feira, somente em sistema de entrega (delivery) ou retirada no local e ficarão fechados no domingo. Fica proibido e consumo de produtos nestes locais.

Indústrias de produtos perecíveis que por algum motivo não admitam interrupção, devem requerer prévia licença especial no setor de Vigilância Sanitária do município, até as 14 horas desta quinta-feira (16). As farmácias funcionarão normalmente, de acordo com resolução emitida pela Secretaria Municipal de Saúde.

Para o transporte público municipal, o decreto determina a paralisação no domingo (19). Nos demais dias, funcionará conforme tabela de horários de domingo. As linhas do Socavão e Abapan terão circulação com apenas um horário de ida e um de volta, estipulados pela concessionária.

Somente será permitida a circulação de pessoas nas ruas nos dias 17, 18 e 20 de julho, para fins de trabalho em atividades permitidas, questão de urgência e emergência sanitária e acesso a serviços permitidos. No domingo, a circulação será restrita a questões de emergência.

Está proibida aglomeração de mais de 10 pessoas. Todos os servidores públicos municipais de Castro poderão fiscalizar as normas decretadas, inclusive com poderes para advertir, expedir notificações e lavrar autos de infração em caso de descumprimento do decreto.

Testagem

Na próxima terça-feira (21), o município de Castro inicia o projeto de testagem rápida da Covid-19 em parte dos residentes do município. A medida visa identificar como está a circulação do vírus no município.

A testagem rápida será realizada em todos os servidores municipais, em 50% das residências dos municípios que serão mapeadas por região – sendo testado um morador de cada casa, além da testagem que será realizada por empresas do município que aderirem à ideia. “Com a testagem, poderemos identificar em que estágio está a doença no município e poderemos traçar novas estratégias de combate”, explica a secretária municipal de Saúde, Maria Lidia Kravutschke.

Ela reforça ainda a importância do isolamento no período de vazio sanitário para o sucesso da testagem. “Com o isolamento reduziremos as chances de resultados falso-negativo”, disse.