Correio dos Campos

Alunos e professores participam de premiação do projeto Televisando

8 de outubro de 2019 às 14:32
(Divulgação/PMC)

IMPRENSA/Castro – Alunos e professores da rede municipal de Castro participaram na segunda-feira (7), na sede da RPC em Ponta Grossa, da premiação do Projeto Televisando com participação ao vivo no Jornal do Meio Dia.

Foram premiados os alunos Fábio Valentim Zonatto, na categoria Ilustração, do 3º ano da Escola Municipal de Estação do Tronco e a professora Ana Lúcia Gerhards Carrico, e o aluno Luiz Ricardo Freitas da Silva, na categoria História em Quadrinhos, do 5º da Escola Municipal José Nery Carneiro de Napoli, juntamente com a professora Sueli Machado da Silva. Os alunos receberam um tablet e os professores um leitor de livros digitais.

Também foram reconhecidos como práticas de destaque o trabalho dos professores David Gelatti da Escola Municipal Professora Dalila Ayres e Leila de Lourdes Mileski, da Escola Municipal de Vila do Rosário.

O tema deste ano desenvolvido em sala de aula foi “Sustentabilidade”.

“Mais uma vez, nossos alunos e professores foram reconhecidos com os trabalhos apresentados no projeto Televisando que possibilita a reflexão de temas importantes para toda a sociedade. Parabéns a todos”, disse a secretária municipal de Educação, Rejane de Paula Nocera.

Projeto

Criado em 2008, o Televisando é um projeto de educação e comunicação, que tem como objetivo promover a reflexão sobre temas sociais relevantes e contribuir para a construção da cidadania. Todos os anos, o projeto define uma temática para ser trabalhada e leva o assunto às salas de aula por meio de reportagens produzidas e exibidas pela RPC. A proposta é colocar a força da televisão a serviço da educação e mobilizar educadores, educandos e familiares para soluções éticas, sustentáveis e transformadoras.

Desenvolvido em parceria entre RPC, Instituto GRPCOM, Secretarias de Educação e Instituições de Ensino Superior, o Televisando propõe iniciativas de reflexão e ação que contribuem com a formação crítica de alunos do Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano, de escolas públicas dos 38 municípios do Paraná participantes do projeto.

Depois de se aprofundar no uso das mídias e levar as reportagens para a sala de aula, acontece o Concurso Cultural Televisando, onde são premiados as categorias: Ilustração (para alunos do 1º ao 3º ano), História em Quadrinhos (para alunos do 4º e 5º ano) e Game (para professores).

Nas categorias voltadas aos estudantes, são premiados o aluno e seu professor, em cada um dos municípios participantes.