Parque Histórico realiza formação de plateia
COM ASSESSORIAS – O Núcleo Educativo do museu Parque Histórico de Carambeí realizou formação de plateia no Colégio Estadual Júlia Wanderley e no Colégio Estadual Carlos Ventura. Em dois dias a equipe do Parque Histórico apresentou o museu, a história e a cultura de Carambeí para 1.696 alunos.
Historiador e coordenador do Núcleo Educativo do Parque Histórico, Lucas Kugler relata que a atividade possibilita estreitar relações com o público. “A formação de plateia é quando o museu vai até à escola para apresentar as possibilidades de aprendizado que existem na instituição. A ação aproxima o público escolar do museu, à medida que mostramos como a história de Carambeí é plural, assim como há múltiplas formas de ser e estar no museu; aprender com jogos educativos, brincadeiras, ações educativas, exposições novas, eventos, vídeos e até mesmo podcasts”.
Estagiária do Núcleo de Educativo do Parque Histórico de Carambeí, Livia Moraes ficou animada com a experiência e viu como uma oportunidade para democratizar o acesso à instituição. “Conseguimos perceber a realidade da cidade de uma maneira diferente. Me impactou ao perceber que poderíamos fazer mais para a história se tornar ainda mais acessível”, e complementa que a troca com professores e alunos despertou o interesse pelo Parque Histórico. “Com os relatos dos professores e as reações dos alunos vimos que existe uma carência muito grande em relação à história local. A formação de plateia permitiu que os alunos conhecessem um pouquinho mais da história de Carambeí e ainda os incentivou a conhecer o museu”.
A ação permite que os alunos tenham contato com a educação patrimonial e conheçam a história da cidade por meio de patrimônios que muitas vezes não imaginam ser. “Além disso, esse contato possibilita uma Educação Patrimonial assertiva, afinal, os alunos entram em contato com o conceito de patrimônio cultural e poderão refletir, como agentes sociais, a respeito de suas próprias histórias e seus próprios patrimônios carambeienses”, finaliza o Kugler.