Correio dos Campos

UEPG faz mudanças em prova de redação do vestibular; veja o que muda e dicas para ir bem

Professor reforça importância de entender o enunciado e fazer texto com calma. Provas acontecem em 2 e 3 de maio.
30 de abril de 2021 às 15:02
(Foto: Reprodução/internet)

A prova de redação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) terá mudanças no vestibular 2020, que acontece nos dias 2 e 3 de maio deste ano.

De acordo com o professor redação Waldir Neres, a principal alteração está nos gêneros textuais, que passaram de cinco para três nesta edição do processo.

Um dos gêneros é o texto de opinião, dissertativo-argumentativo, no qual, conforme o professor, o estudante precisa se preocupar em relação ao propósito e à temática. O propósito, segundo Waldir, é o aluno argumentar.

Segundo ele, é importante observar no comando da redação: é uma pergunta? Então é necessário responder essa pergunta e justificar o posicionamento ao longo do texto.

Da lista de gêneros do último vestibular, permanece o resumo. Neste texto, segundo professor, o aluno precisa sintetizar a ideia de alguém. Isto é, não é permitido apresentar dados novos ou fazer posicionamentos.

O resumo precisa ser iniciado com as referências, dizendo quem produziu, qual o título do conteúdo, quem e quando escreveu, para que o corretor perceba que o aluno domina o gênero de sintetizar o raciocínio de uma outra pessoa sem apresentar o próprio.

O último gênero, diferente dos outros anos, é a carta aberta. Neste, o contexto é mais coletivo que pessoal, segundo professor.

O aluno irá se manifestar em nome de alguém que ele representa no momento. A dica é, ao longo da carta, fazer interlocuções, que é conversar com quem ele foi direcionado a escrever, se despedir e assinar caso a orientação da prova seja de assinatura.

Outras mudanças

Além dos gêneros, a prova também terá nova quantidade de linhas para escrever a redação. Agora são 20 linhas, ante 17 dos anos anteriores.

Segundo o professor, dessa forma o aluno pode escrever mais. Quando um aluno escreve o mínimo, o corretor entende que dificilmente o estudante conseguiu elaborar o que precisava e pode passar a impressão errada para quem vai corrigir a redação.

Palpite de tema

O professor afirmou ainda que acredita que a UEPG deva manter um tema de cunho mais social com nas últimas provas.

De acordo com Waldir, é possível que a pandemia seja o alvo desta edição, mas pela obviedade do tema pode ser que a banca opte por outro caminho.

Dica para dar tudo certo na redação

Segundo o professor, um aluno que tira nota máxima ou chega muito próxima dela é alguém que entendeu o que era para ser feito, leu mais de uma vez a proposta.

Uma dica é: quando terminar o texto, volte para o enunciado e leia novamente o que foi pedido. Veja se seu texto responde à demanda e depois passe a limpo. Textos feitos com muita pressa geralmente não alcançam nota máxima.

Fonte: G1