Correio dos Campos

Funcionários do Parque Histórico participaram de visita virtual em museu de Minas Gerais

Neste período em que não é possível atender presencialmente a tecnologia é utilizada como ferramenta de aproximação e que permite que as instituições museais continuem com suas atividades
30 de março de 2021 às 11:52
(Foto: Divulgação/APHC)

COM ASSESSORIAS – A Equipe do museu Parque Histórico de Carambeí participou de uma visita remota ao Museu de Minas e Metal (Museu Gerdau) de Belo Horizonte, no Estado de Minas Gerais. O corpo técnico da instituição sempre realiza visitas técnicas a outros museus com o intuito de trocar experiências, conhecer outras realidades e aprimorar o trabalho.

Devido a pandemia, no ano de 2020, não foi possível realizar a atividade. Com o auxílio da tecnologia e da criatividade que são ferramentas essenciais neste momento, os museus estão se reinventando e aprendendo como dar continuidade as suas ações. O historiador e coordenador cultural do Parque, Felipe Pedroso destaca a necessidade de buscar novos caminhos. “Neste momento pandêmico e de extremas restrições que vive o setor cultural e mais especificamente os museus, medidas de inovação e tecnologia são fundamentais para driblar a situação e tentar vislumbrar alternativas para desempenhar a função dos museus no tempo presente”.

Recursos que são usados no dia a dia, como o celular e a internet, tornaram-se instrumentos importantes para romper barreiras geográficas e oportunizaram a equipe do Parque Histórico viajar do Paraná para Mina Gerais, sem sair da instituição. “No início da pandemia, em março de 2020 quando o Parque Histórico precisou fechar, foi lançando o site Em Casa com a proposta de reunir todas as atividades do museu e criar um conteúdo diferenciado para manter e estreitar a relação com o público. A proposta de fortalecer as ações virtuais já era pensada pela instituição como uma ferramenta de democratização de acesso para extinguir os limites territoriais e neste período precisou ser potencializada, se tornou o principal meio utilizado pelo museu. A visita ao Museu de Minas e Metal nos incentiva ousar, a nos adequar a realidade que estamos vivendo e utilizar dos instrumentos que possuímos para tornar o museu mais interativo e acessível”, relata Najara, funcionária do financeiro do Parque Histórico.

O Museu Gerdau abusa das plataformas virtuais e gratuitas, como o Zoom, e mostrou ao corpo técnico do Parque Histórico que é possível visitar uma instituição museal e conhecer a história de uma comunidade sem precisar estar fisicamente no local. “Frente ao momento em que vivemos, é preciso nos reinventarmos dentro do espaço museal e repensarmos as nossas práticas, principalmente ao que tange ao setor educativo. O contato com a mediação virtual do Museu Gerdau – Museu das Minas e do Metal do Belo Horizonte – foi enriquecedor para a equipe técnica do Parque Histórico de Carambeí. Além de conhecermos os bens culturais arquitetônicos do Prédio Rosa onde se encontra o museu, tivemos a oportunidade de experimentar uma modalidade diferente de mediação, por meio de ferramentas digitais pudemos acompanhar remotamente o roteiro educativo oferecido”, conta Lucas Kugler historiador do Educativo do Parque.

Renan Lima trabalha diretamente com o atendimento ao público no Parque Histórico e ficou animado com a atividade que possibilitou ver como outras instituições estão se adequando a realidade da pandemia, afirmou que foi uma ótima oportunidade para trocar experiências e aperfeiçoar o trabalho. “A pandemia tem nos colocado novas questões e desafios todos os dias, por meio da visita virtual que realizamos, toda a nossa esquipe pôde observar como outros museus têm reagido e trabalhado diante desse período extremamente difícil. As visitas técnicas são, portanto, oportunidades muito importantes de diálogo e aprendizado junto a grupos de mediação de outras instituições. Essa iniciativa parte de um princípio, do qual não abrimos mão, de nos mantermos constantemente atualizados, criativos e questionadores para sempre crescer enquanto museu e melhor atender aos nossos visitantes”.

Outra observação de Najara, foi pertinente ao atendimento dos funcionários do Museu Gerdau, com relação ao cuidado em surpreender e atender a equipe do Parque Histórico. “Durante a visita o educador nos proporcionou uma experiência única, pautada no perfil do nosso grupo, ele deixou claro que visitou o nosso site e falou de curiosidades da nossa instituição. Isso deixou a visita dinâmica e prendeu nossa atenção. Nos mostrou que é importantíssimo conhecer o perfil dos nossos visitantes e quanto mais informações tivermos melhor será, precisamos nos preparar para cada visita de modo que o público sinta-se único e o conteúdo seja relevante para cada grupo”.

Pedroso ressalta a grandiosidade da vivência e diz que continuarão a utilizar das ferramentas tecnológicas para trocar figurinhas entre as instituições. “Conhecer de forma remota o Museu Gerdau foi uma experiência muito interessante e enriquecedora, pudemos fazer de fato um intercâmbio cultural e já pretendemos realizar uma reunião online para troca de ideias nesse sentido”.

A experiência deixou a equipe do museu inquieta, com o desejo de ousar e se aventurar em novas atividades online e que já estão com data marcada. Kugler sentiu-se estimulado com a ação e inscreveu o Parque Histórico na Semana Nacional de Museu, evento promovido pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus), a programação oferecerá uma visita virtual a instituição. “Construir pontes entre instituições museais é importante para reimaginarmos a nossa atuação futura. Esse contato nos propiciou novas ideias que planejamos implementar a partir da Semana de Museus de 2021, em maio, cuja temática é Recuperar e Reimaginar. Estamos nos preparando para trabalhar com a mediação virtual e voltar a receber visitantes em nossos espaços expográficos, porém, desta vez, remotamente.”