Correio dos Campos

Encontro do Mais Médicos debate enfrentamento da pandemia

O Paraná conta hoje com 852 médicos atuando por meio do programa em 284 municípios e distritos sanitários indígenas. Até 26 de março está aberto edital referente a 199 vagas, com início das atividades entre os dias 19 e 30 de abril.
25 de março de 2021 às 14:22
(Foto: Divulgação/SESA)
O Encontro Científico Mais Médicos Paraná debateu nesta quarta-feira (24), de forma virtual, a Atualização Clínica e Epidemiológica da Covid-19. O programa foi lançado em 2013 pelo Governo Federal com o objetivo de diminuir a carência de profissionais em áreas consideradas prioritárias pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“O Paraná conta hoje com 852 médicos atuando por meio do programa em 284 municípios e distritos sanitários indígenas de Coronel Vivida, Guaíra, Ortigueira, Tamarana e Manoel Ribas, compondo uma grande e importante força de trabalho neste momento de enfrentamento da pandemia da Covid-19, considerada a maior crise sanitária e humanitária da história. A participação destes profissionais tem sido fundamental para fortalecer o atendimento nos serviços de saúde do Estado”, afirmou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, na abertura do encontro.

O vice-presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM), Wilmar Guimarães, participou do evento e destacou a importância da disseminação do conhecimento. “A Medicina exige esmero e dedicação diários. Épreciso ainda que estejamos em harmonia, seguindo princípios legais e científicos da área. Em que pese a autonomia profissional, temos certeza que entre os profissionais médicos deve prevalecer o bem maior e a saúde de todos diante de indicações de tratamentos”, disse.

A secretária de Saúde de Corbélia, representante do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Paraná (Cosems), Cleide dos Santos Messias, ressaltou a parceira do governo estadual. “O Estado tem sido parceiro e ouvinte, promovendo e incentivando ações que diminuem as desigualdades na assistência e serviços de saúde”, disse.

O encontro ainda teve a participação de médicos, supervisores, tutores, gestores envolvidos com o programa no Estado e da diretoria da Escola de Saúde Pública do Paraná, que promoveu o evento.

EDITAL – O Programa Mais Médicos Paraná está com edital aberto com vagas relacionadas ao 23º Ciclo – são 199 vagas. Trata-se do edital nº 4, de março de 2021, e prevê o chamamento público de médicos formados em instituições de educação superior brasileiras ou com diploma revalidado no Brasil, com registro no Conselho Regional de Medicina. Este edital segue aberto até o dia 26 com início das atividades entre os dias 19 e 30 de abril.

O edital nº 5, também de março de 2021, que previa o chamamento público do Distrito Federal e municípios para a renovação da adesão ao programa e confirmação para provimento de médicos pelo período de três anos, foi encerrado no último dia 19, com a adesão de 100% dos 90 municípios elegíveis.

Fonte: AEN/PR