Correio dos Campos

Índice de Intenção de Consumo das Famílias segue favorável no Paraná pelo segundo mês consecutivo

Famílias de maior renda impulsionam alta do indicador. Já entre os paranaenses das classes C, D e E, fim do auxílio emergencial restringe os gastos
20 de março de 2021 às 10:00
(Imagem: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Pelo segundo mês consecutivo, o Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), aferido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), é considerado positivo no Paraná. Com 100,3 pontos o indicador de março permanece acima da margem de 100 pontos, o que configura satisfação, apesar de leve redução em relação a fevereiro, quando marcava 100,7 pontos.

As famílias com renda acima de dez salários mínimos têm impulsionado a alta do ICF, que segue em crescimento, atingindo 105,7 pontos em março, com alta de 2,4% na variação mensal. Já entre as famílias de menor renda, o fim do auxílio emergencial tem restringido os gastos e fez o índice voltar ao patamar negativo neste mês, com 99,1 pontos.

Na análise das variáveis que compõem o indicador, os quesitos Acesso ao Crédito e Perspectiva de Consumo foram os únicos que continuaram a avançar, com elevação mensal de 5,5% e 2,2%, respectivamente.

Ainda que favorável, a diferença do ICF na comparação com março de 2020, quando a pandemia ainda não tinha se instaurado no Brasil, é expressiva, com redução de 13,9%. Os fatores que tiveram maior impacto ao longo desses 12 meses de crise sanitária foram a Perspectiva de Consumo (-27,9%), Momento para Compra de Bens Duráveis (-22,7%) e Renda Atual (-14,1%), evidenciando que as famílias paranaenses tiveram diminuição nos salários e rendimentos, o que as motivou a reduzir o consumo, principalmente de bens duráveis, que são produtos de maior valor e normalmente requerem algum tipo de parcelamento.