Correio dos Campos

Parque Histórico disponibiliza conteúdo online gratuito

O museu rompe barreiras geográfica para atender ao público onde quer que ele esteja por meio de atividades virtuais
12 de março de 2021 às 15:43
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – O Parque Histórico de Carambeí, maior museu histórico a céu aberto do Brasil, possui um site com programação diversificada e gratuita para atender ao público. Deste modo, acessando o endereço eletrônico www.aphc.com.br/emcasa não há limites territoriais e o conteúdo preparado pelo corpo técnico da instituição chegará aos quatro cantos do planeta.

O processo para disponibilizar as atividades da instituição museal na web iniciou em 2018 e com início da pandemia, em 2020, foi intensificado. No período em que o museu precisou fechar as portas, seguindo decretos Estadual e Municipal como forma de contenção ao contágio do COVID-19, as ações virtuais se tornaram a principal ferramenta para manter e estreitar laços com o público. “A virtualização dos museus é um processo irreversível, nós do Parque Histórico acreditamos que a internet é uma valiosa ferramenta na democratização de acesso e no rompimento das barreiras geográficas. Por esse motivo temos investido fortemente em transpor todo nosso conteúdo e nossas produções culturais virtualmente, tornando nosso trabalho acessível e gratuito em meios digitais”, explica o historiador e coordenador cultural do Parque Histórico Felipe Pedroso.

O designer e fotógrafo do museu, Lucas Los explica que buscou referências para tornar o site de fácil acesso. “Desenvolvemos a página em uma plataforma responsiva, acessível tanto para celulares quanto computadores”.

O historiador Lucas Kugler, integrante do Núcleo Educativo da instituição, fala sobre as adversidades vividas em meio uma pandemia que exige transformação e criatividade. “Seja no trabalho ou no lazer, nossos hábitos estão voltados para um novo dia a dia frente ao momento em que vivemos. É preciso nos reinventarmos em nosso cotidiano, manter um compromisso com as medidas de segurança sanitária, mas sem deixar de aflorar as nossas humanidades. A história, a arte, o saber fazer e, até mesmo o aprendizado lúdico, são elementos importantes na nossa formação enquanto seres humanos”. Ainda destaca que o conteúdo virtual foi planejado para atender a todos os públicos. “Pensando nessa questão, o museu Parque Histórico de Carambeí preparou uma série de atividades culturais online para todas as faixas etárias – são contos, aulas de história, jogos interativos, material para impressão, tutoriais de brinquedos e brincadeiras, receitas caseiras, exposições virtuais, artesanato e tour virtual pelo museu”.

O site organizado pela equipe do museu também trabalha com sustentabilidade. Contou com a participação da comunidade e é, portanto, colaborativo. O quadro Sustentabilidade na Panela tem receitas que ensinam como reaproveitar alimentos, já o Criações e Criaturas mostra como fazer artesanato e reaproveitar sucatas. A página está em constante atualização e todos são convidados a participar das atividades colaborativas e ensinar alguma receita ou artesanato sustentável. No endereço eletrônico é possível encontrar as 20 exposições virtuais preparadas pelo Núcleo de História e Patrimônio do museu, as quais possuem temáticas distintas que proporcionam ao público um passeio pela história e cultura dos imigrantes em Carambeí.