Correio dos Campos

Brasil registra aumento de 18% na movimentação de containers em janeiro

ES Logistics cresce 135% no mesmo período e registra aumento de 100% no share nacional de embarques
10 de março de 2021 às 10:29
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Em janeiro de 2021, em meio a pandemia da COVID-19, o Brasil movimentou 486.623 containers, número que representa um aumento de 18%, comparado com o mesmo período do ano passado. Segundo o especialista em comércio exterior, o diretor da ES Logistics, Fabiano Ardigó, o aumento expressivo foi sentido em diferentes setores, grandes indústrias, setor de alimentos e bebidas, químicos e plásticos.

O ano de 2020 foi atípico em todos os setores, em especial no de logística internacional. “O surto inicial na China parou fábricas, atrasou mercadorias e fez o mundo perceber o quanto somos dependentes da estrutura asiática. Em março de 2020, com a chegada da pandemia no Brasil, praticamente todos os setores foram impactados, com consequências para o comercio exterior: grandes indústrias com produção parada devido ao lockdown e sem matéria prima e grandes comércios nacionais optaram por parar por completo as importações. Fatores como esse significaram uma queda de em média 40% na movimentação de cargas de março a agosto de 2020”, comenta Ardigó.

Após o segundo semestre, a economia voltou a reagir e o mundo, de certa forma, encontrou alternativas para seguir mesmo com a pandemia. Devido a retomada rápida no comércio, principalmente impulsionada também pelos auxílios do governo, grandes importadores decidiram “tirar o atraso” e importar um grande volume para atender as demandas dos consumidores. “Alguns produtos tiveram crescimento expressivo, como os painéis solares, que tiveram isenção de impostos, e itens essenciais para combate ao coronavírus. Agora possivelmente vamos sentir esse crescimento na importação e distribuição de vacinas”, completa o diretor.

Especialista em afretamentos marítimos e aéreos, transporte de parques fabris completos e movimentação de cargas superpesadas, a ES Logistcs acompanhou esse crescimento e bateu recorde de embarques em janeiro de 2021 com um crescimento de 135% comparado com janeiro do ano anterior, antes da pandemia e registrou também aumento de 100% no share nacional de embarques, frente ao mesmo período do ano passado.