Correio dos Campos

Ministério da Saúde prevê 4 milhões de pessoas vacinadas contra Covid-19 no Paraná até 31 de maio, diz secretário

Até esta terça-feira (9), 394.448 pessoas haviam recebido a primeira dose do imunizante no estado. Paraná tem 1.224 pessoas na fila à espera de um leito de Covid-19, segundo diretor de Gestão de Saúde da Sesa.
9 de março de 2021 às 14:56
Secretário disse que programação do Ministério da Saúde prevê 4 milhões de pessoas vacinadas no Paraná até maio. (Foto: Reprodução/Assembleia Legislativa do Paraná)

O secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, afirmou que a programação do Ministério da Saúde é que 4 milhões de pessoas sejam vacinadas no estado até 31 de maio.

A afirmação foi feita na manhã desta terça-feira (9), na Assembleia Legislativa do Paraná, durante a prestação de contas da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) referente ao último quadrimestre de 2020.

“A regularidade disso [chegada de doses] não está nas nossas mãos. O Ministério da Saúde tem negociado com a Pfizer, Moderna e Covaxin. Agora, o que não pode acontecer é o que aconteceu em março, o primeiro anúncio era de 37 mi e isso foi reduzido para cerca de 22 milhões de doses. A programação do Ministério, e esperamos que não atrase, é que até 31 de maio tenhamos vacinado no Paraná 4 milhões de pessoas. São 1,8 milhões com mais de 60 anos, aqueles com comorbidades, doenças crônicas, e entram aí outras categorias, como professores”, afirmou o secretário.

O G1 tenta contato com o Ministério da Saúde, mas não houve retorno até a publicação desta reportagem.

Até esta terça, o Paraná havia recebido 853 mil doses de vacinas contra a Covid-19.

Em todo o estado, 517.520 imunizantes haviam sido aplicados, sendo 394.448 vacinas de primeira dose e 123.072 de segunda aplicação.

Menos doses para o Paraná

Segundo o secretário, o estado do Paraná recebe uma quantidade menor de vacinas por conta da quantidade de pessoas do grupos prioritários.

Contudo, ele afirmou ainda que o governo do estado cobra “incessantemente” o Ministério da Saúde para o recebimento de forma proporcional das doses que chegam ao país.

Fonte: G1