Correio dos Campos

Beto Preto diz que vacinas contra Covid-19 ‘estão vindo a conta-gotas’ para o Paraná; 45% das doses recebidas foram aplicadas

Paraná recebeu 358 mil doses do Ministério da Saúde. Aplicação da segunda dose da Coronavac deve começar na segunda-feira (8), segundo Beto Preto
3 de fevereiro de 2021 às 14:37
(Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

O secretário estatual da Saúde do Paraná, Beto Preto, afirmou, na manhã desta quarta-feira (3), que as doses de vacinas contra a Covid-19 estão chegando a ‘conta-gotas’ no estado.

Desde o início da campanha de vacinação contra o coronavírus, o Paraná recebeu 352,1 mil doses do imunizante do Ministério da Saúde. Em todo o Brasil, foram distribuídas 8,7 milhões de doses aos estados.

“Devem chegar mais vacinas até o final da semana ou semana que vem. Infelizmente estão vindo a conta-gotas. Nós gostaríamos que viessem mais rapidamente”, disse Beto Preto.

De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), o Paraná aplicou 158.780 doses, o que representa 45% das doses recebidas.

Com isso, o Paraná é um dos quatro estados que, proporcionalmente, mais aplicou doses, ao lado de Espírito Santo, Distrito Federal e Rio Grande do Norte.

Apesar disso, até o momento, o total de vacinados no estado representa 1,3% da população total do estado.

“Quero insistir aqui que as secretarias municipais de saúde para que gastem todo o estoque. Que procurem todos aqueles da faixa-alvo nesse momento. Não vamos ficar com vacina em estoque, porque vacinar é restringir a circulação do vírus nesse momento”, afirmou o secretário.

Na segunda-feira (8), segundo o secretário, as segundas doses devem começar a ser aplicadas.

Vacinação de idosos fora de asilos

Beto Preto afirmou que é preciso de mais doses para iniciar a vacinação de idosos que não moram em instituições de longa permanência.

“Quando isso acontecer, vamos ver cair muito a mortalidade. 76% das pessoas que perderam a vida até o momento têm mais de 60 anos. É uma luta e nos queremos diminuir os danos”, disse.

Na terça-feira (2), o Paraná chegou a 10 mil mortes por Covid-19.

De acordo com o secretário, a previsão é que o estado receba 4 milhões de doses até maio. O Paraná tem 1,7 milhões de idosos, segundo o cronograma de vacinação.

“Para que isso possa ocorrer temos que contar com as vacinas aqui no estado do Paraná”, afirmou.

No dia 24 de janeiro, o secretário afirmou que a vacinação de idosos poderia atrasar em função da proporção de vacinas distribuídas aos estados. De acordo com a Sesa, o Paraná recebeu, nos lotes iniciais, quase 50 mil vacinas a menos do que o esperado.

Fonte: G1