Correio dos Campos

Prefeitura de Carambeí entra em alerta contra a dengue

2 de fevereiro de 2021 às 18:21
(Foto: Divulgação/PMC)

COM ASSESSORIAS – O município de Carambeí teve um aumento significativo no índice de infestação predial da larva do mosquito da dengue. A constatação foi feita após um levantamento técnico que é feito a cada dois meses e serve para a cidade planejar suas ações de combate ao Aedes Egipt. Segundo autoridades da Vigilância Sanitária do Estado, da 3ª Regional de Saúde e do município há um risco iminente de se entrar em uma epidemia de dengue, se a população não se conscientizar sobre os cuidados necessários nessa época de calor e chuvas.

O índice de infestação em Carambeí chegou a 6,8%, onde o valor aceitável seria de 1%. Esse valor, conforme o Inspetor Sanitário da 3ª Regional de Saúde, Jorge Jaremczuk “é preocupante, pois significa que em cada cem casas visitadas, em sete delas, aproximadamente foram encontradas larvas do mosquito, o que compõe um quadro grave de infestação”, disse ele.

A responsável pela Vigilância Sanitária no município Adriane Fernandes destacou que é necessário que a população redobre os cuidados e faça a inspeção em recipientes que acumulem água de forma mais efetiva. É preciso atender locais fora e dentro de casa, em telhados, calhas, caixas de água, e também os ralos, a parte de trás das geladeiras, vasos de plantas, pneus, utensílios para os cães e outros.

Jorge Jaremczuk da Vigilância Sanitária do Estado está em Carambeí para repassar informações e proceder a fase de tratamento químico, com a pulverização de pontos estratégicos, em lugares como cemitérios, ferro velho,borracharias e lixões a céu aberto.

Conforme Adriane Fernandes,todos os cuidados devem ser redobrados em Carambeí, para evitar uma epidemia de dengue.