Correio dos Campos

Sai a lista dos contemplados para os cursos de programação

São 10 mil alunos e mil professores que garantiram vaga nos cursos gratuitos de programação. Os cursos terão início agora nesta quinta-feira (1º) com previsão de duração de cerca de 6 meses (de outubro de 2020 a fevereiro/março de 2021).
28 de setembro de 2020 às 18:38
(Foto: Divulgação/AENPR)

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte divulgou nesta segunda-feira (28) a lista dos 10 mil alunos e mil professores que garantiram vaga nos cursos gratuitos de programação ofertados em parceria com uma das maiores plataformas brasileiras em cursos de tecnologia. Confira o resultado do processo de seleção no http://www.educacao.pr.gov.br/programacao.

O período de inscrição aconteceu entre os dias 18 a 23 de setembro e teve grande procura, gerando uma fila de espera de quase 7 mil pessoas além das 11 mil contempladas com as vagas: 5.119 alunos e 1.561 professores.

Quem estiver na lista garantiu a vaga para a realização do curso informado no ato da inscrição e deve receber em breve um e-mail de boas-vindas e instruções sobre como acessar a plataforma de cursos. Caso não receba o e-mail até esta quarta-feira (30), o aluno ou professor deve enviar um e-mail para [email protected], relatando o problema e informando seu e-mail @escola.pr.gov.br.

Os cursos terão início agora nesta quinta-feira (1º) com previsão de duração de cerca de 6 meses (de outubro de 2020 a fevereiro/março de 2021).

No final do período, os estudantes participarão de um evento para compartilhamento dos trabalhos desenvolvidos. Recomenda-se que os estudantes interessados tenham a disponibilidade de 10 horas semanais a serem cursadas no contra turno escolar.

Foram ofertadas 18 trilhas em cinco modalidades de cursos oferecidos Programação Mobile (criação de aplicativos e games); Programação de Back-End em várias linguagens; Programação de Front-End: Cursos focados na experiência de usuário; Design & UX: Design Gráfico em programas como Photoshop e Illustrator; e Data Science: Inteligência Artificial, Machine Learning.

Também será possível aprender a criar canais de Youtube, sites para web e mobile, e produção e edição de fotos, vídeos e podcasts.

A definição das vagas foi feita pela escolha dos alunos e professores. No momento da inscrição, cada um indicou o curso de preferência. Entre as 10 mil vagas para estudantes, por exemplo, os cursos de Design & UX foram os mais procurados com 4.603 inscrições, seguida pelos de Programação Mobile (1.763), Programação Back-End (1.566), Data Science (1.478) e Programação Front-end (590).

FILA DE ESPERA – Quem se inscreveu e ficou de fora (o critério de desempate era a data/hora de envio do formulário de inscrição conforme prevê o edital de credenciamento) ainda pode ter chance de fazer os cursos. Para isso, será necessário que alguma vaga abra por desistência ou inatividade dos aprovados. Veja aqui https://drive.google.com/file/d/1Xhfe3z6AzuBm_46bE9NOj9EBXLk05MUZ/view

Os estudantes que não acessarem e não avançarem nos cursos em um período de 15 dias consecutivos serão eliminados, dando lugar a quem ficou de fora no primeiro credenciamento devido à limitação de vagas. A comunicação dessas possíveis novas vagas serão feitas por e-mail.

Fonte: AEN/PR