Correio dos Campos

MON apresenta conversa ao vivo sobre gravuras japonesas

O bate-papo, que irá focar as gravuras japonesas do acervo, será transmitido ao vivo neste domingo (27) pelo canal do MON no Youtube.
25 de setembro de 2020 às 17:13
(Foto: Divulgação/AENPR)

O Museu Oscar Niemeyer (MON) apresenta neste domingo (27) uma conversa entre a curadora Denise Mattar e o colecionador e diplomata Fausto Godoy, doador da maior coleção de arte asiática da América do Sul ao MON.

O bate-papo, que irá focar as gravuras japonesas do acervo, será transmitido ao vivo pelo canal do MON no Youtube.

Eles irão falar sobre o processo de produção das obras e também sobre a influência da gravura japonesa na arte ocidental, principalmente no trabalho de artistas como Van Gogh, Monet e Gauguin.

Entre as gravuras japonesas que fazem parte da coleção doada por Fausto Godoy ao acervo do MON, que é uma das maiores e mais representativas do país, está “Histórias Heroicas de Taiheiki”, do artista Utagawa Kuniyoshi. Assim como várias outras, a obra faz parte da exposição “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses”, em cartaz no MON e que pode ser vista virtualmente na plataforma Google Arts & Culture.

A ação faz parte da programação da “14ª Primavera dos Museus”, evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), para museus de todo o Brasil. O tema deste ano é “Mundo Digital: Museus em Transformação”.

CONTEÚDO VIRTUAL – Nos últimos meses, o MON intensificou a produção de conteúdo virtual, com diversas atividades que já alcançaram mais de 260 mil pessoas pelas redes sociais da instituição.

São mediações, exposições virtuais, oficinas artísticas online e quizzes, que serão apresentados nas redes sociais durante toda a semana da Primavera dos Museus.

SERVIÇO: Conversa ao vivo entre a curadora Denise Mattar e o colecionador, curador e diplomata Fausto Godoy, no canal do MON no Youtube.

Data: 27 (domigo).

Horário: 16h.

Hotsite: museuoscarniemeyer.org.br/mon/monemcasa/

YouTube: bit.ly/MONnoYoutube

Google Arts & Culture: bit.ly/MONGoogleArtsAndCulture

Fonte: AEN/PR