Correio dos Campos

Mercado imobiliário tem alta de vendas no Paraná

Desde maio, a venda de casas e de apartamentos no estado cresceu tanto que superou os resultados da mesma época do ano passado. Em junho, as vendas bateram recorde
13 de julho de 2020 às 15:12
(Foto: Reprodução/RPC)

G1 – Em meio à pandemia, tem um setor da economia que está totalmente na contramão da crise no Paraná: o mercado imobiliário.

Desde maio, a venda de casas e de apartamentos no estado cresceu tanto que superou os resultados da mesma época do ano passado. Em junho, as vendas bateram recorde.

Mudança de planos

O dinheiro das férias era para viajar, mas, com a pandemia a operadora de caixa Ane Carolina Maciel e o marido mudaram os planos.

O casal pegou a quantia e deu de entrada em um apartamento que ainda está na planta e deve ficar pronto em dois anos. A família já tem casa própria, contudo, investiu em um imóvel melhor, com mais espaço.

Início da quarentena

Em março e abril, no início do distanciamento social no país, a venda de imóveis desaqueceu em todo o Paraná. Porém, de maio até agora, houve uma reviravolta no setor, que começou a vender mais do que em anos anteriores.

Uma construtora que tem empreendimentos em sete cidades do estado assinou o dobro de contratos em junho em relação a 2019.

“Nós tínhamos lançamentos programados para o fim do ano, para o 2º semestre, que nós estávamos inclusive revendo se iríamos realmente lançar e resolvemos lançar. O mês de junho foi preponderante na nossa decisão em resolver lançar, se não, a gente vai acabar o com o estoque dos imóveis em breve” afirmou Eduardo Consorte, diretor-executivo-comercial da construtora.

Para os corretores de imóveis, a fase é de correria. A imobiliária do Cleysson Machado em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, tem 17 profissionais e todos estão com serviço de sobra.

O crescimento nas vendas foi de 60%. “Vendeu mais que 40 unidades, dá mais de um imóvel por dia”, disse Machado.

Motivos

Os motivos para tanta procura são vários, de acordo com o Sindicato da Habitação e Condomínios (Secovi-PR). Por causa do novo coronavírus, quem ficou em casa sentiu a necessidade de mais conforto e espaço.

Além disso, os bancos estão aplicando a menor taxa de juros da história para financiamentos de imóveis.

“Nunca se procurou e se vendeu tanta chácara, nunca se vendeu tanto lote em condomínio fechado. Se compararmos com o ano passado, o mês de junho com certeza funcionado com 30% a mais em incremento nas vendas”, afirmou o vice-presidente do Secovi, Carlos Tarvanaro.