Correio dos Campos

Prefeitura de Carambeí alerta população para o uso de máscara

6 de abril de 2020 às 16:39
(Divulgação)

IMPRENSA/Carambeí – A Prefeitura Municipal por meio da Vigilância Epidemiológica alerta para que a população de Carambeí assim como acontece em todas as cidades brasileiras e de milhares do mundo faça uso da máscara ao saírem de casa. O alerta segue o Ministério da Saúde que aconselha o uso da máscara, mesmo sendo a caseira, como uma das proteções contra o coronavírus.

A enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica de Carambeí, Gisele de Paula Machado, explica que para a população não há disponibilidade de máscaras cirúrgicas, no entanto há como confeccionar com tecidos que podem ser de algodão ou TNT. “Na internet tem vídeos, inclusive de profissionais de saúde, que ensinam a confeccionar a máscara de forma simples e fácil entendimento. Há também a possibilidade de aquisição das caseiras já prontas com baixo custo”, detalha.

Gisele alerta que é imprescindível a troca da máscara quando ficarem úmidas, (cerca de duas horas) e que a higienização deve ser com água potável e água sanitária (2,0 a 2,5%) por 30 minutos. “A proporção de diluição a ser utilizada é de 10 ml de água sanitária para 500ml de água potável. Após realizar o enxágue em água corrente e lavar com água e sabão, depois de seca passar com ferro quente e acondicionar em saco plástico. É importante ficar atento aos sinais de desgaste do tecido e quando acontecer descartar o uso”, detalha.

A enfermeira lembra que também é necessário seguir todos os cuidados e normas de segurança determinadas pelo Ministério da Saúde, que são fundamentais para diminuir o contágio. As orientações principais são: evitar contato muito próximo com pessoas com infecções respiratórias e sintomas da doença; lavar corretamente as mãos frequentemente e usar álcool em gel para desinfetar; usar lenço descartável para a higiene nasal; evitar tocar mucosa de nariz, boca e olhos; quando espirrar ou tossir cobrir nariz e boca; não compartilhar talheres, copos, garrafas ou pratos; manter ambientes ventilados e evitar aglomerações e ambientes fechados.