Correio dos Campos

Na semana da Black Friday crianças aprendem sobre consumo consciente

Voluntários da Sicredi Campos Gerais PR/SP realizaram oficinas de educação financeira com estudantes do Colégio Positivo Internacional
29 de novembro de 2019 às 15:42
As oficinas de educação financeira foram realizadas com estudantes do terceiro ao quinto ano do ensino fundamental. (Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Na semana com maior incentivo ao consumo e inúmeras propagandas sobre as ofertas da Black Friday, cerca de 270 alunos do Colégio Positivo Internacional, em Curitiba, refletiram sobre consumo consciente. As oficinas de educação financeira foram realizadas com estudantes do terceiro ao quinto ano do ensino fundamental por colaboradores voluntários da Sicredi Campos Gerais PR/SP.

A iniciativa pretende aproximar as crianças de um tema ainda pouco discutido entre os brasileiros: o dinheiro. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), somente 44% dos brasileiros falam frequentemente sobre dinheiro com os membros da família. “Sabemos que os conceitos aprendidos na infância permanecem por toda a vida, por isso investimos em educação financeira para as crianças. Elas ajudam a propagar o conhecimento e são o futuro da nossa sociedade”, explica o presidente da Sicredi Campos Gerais PR/SP, Popke Ferdinand Van Der Vinne.

Durante as oficinas, as crianças assistiram aos desenhos animados da Turma da Mônica que falam sobre planejamento financeiro e controle de gastos de uma forma leve e divertida. O vídeos foram desenvolvidos pelo Sicredi em parceria com a Mauricio de Sousa Produções (MSP) com o objetivo de ensinar sobre a importância da educação financeira. Durante a atividade, as crianças também puderam tirar dúvidas sobre orçamento doméstico e a importância de manter uma relação saudável com o dinheiro.

No final da ação, cada aluno ganhou um cofrinho e foi incentivado a conquistar um sonho por meio da dedicação com o hábito de poupar. As crianças também receberam seis edições das revistas em quadrinhos especiais da Turma da Mônica, que trazem informações sobre educação financeira de maneira lúdica.

Iniciativa premiada

Como instituição financeira cooperativa consciente da responsabilidade social, o Sicredi desenvolve ações que visam contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos associados e da sociedade. desde 2017, a instituição desenvolve o projeto Cooperação na Ponta do Lápis, que oferece oficinas gratuitas de educação financeira para centenas de municípios do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. A iniciativa envolve 1,5 mil colaboradores voluntários das cooperativas que são capacitados com conteúdo baseado no Caderno de Educação Financeira e Gestão de Finanças Pessoais do Banco Central. Somente em 2019, foram realizadas mais de 3,9 mil oficinas do projeto nos três estados.

A iniciativa deu tão certo que em 2018 o Sicredi firmou parceria com a Mauricio de Sousa Produções para a elaboração dos seis gibis da Turma da Mônica com temática de educação financeira. As revistas em quadrinhos são distribuídas durante as oficinas e ficam disponíveis nas agências do Sicredi. E, em 2019, a instituição lançou três desenhos animados da Turma da Mônica que trazem informações sobre educação financeira com uma linguagem voltada ao público infantil. Os vídeos estão disponíveis no YouTube do Sicredi e já tiveram mais de 2,9 milhões de visualizações.

As iniciativas, que já impactaram cerca de 12 milhões de pessoas, receberam recentemente o Prêmio Top de Marketing 2019 – categoria Social, reconhecimento promovido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Seção Paraná (ADVB-PR).