Correio dos Campos

IMM irá ampliar ações junto à Ajufe e ao Depen

21 de junho de 2018 às 16:10

COM ASSESSORIAS – As perspectivas do Instituto Mundo Melhor (IMM) para este e o próximo ano são as melhores possíveis. As parcerias com o Departamento Penitenciário do Paraná (Depen-PR) e com a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) serão ampliadas. Isso aumentará a capacidade de atuação e ação do IMM perante a sociedade.

Em reunião recente com a presidente do IMM, Cirlei Pauliki, o secretário estadual de Administração Penitenciária, Coronel Elio Manoel de Oliveira e o vice-diretor do Depen-PR, Thorsten Ferraz, ficou definido que a parceria do Instituto com o órgão governamental será ampliada neste e no próximo ano.

O IMM é parceiro do Depen-PR desde 2012 e atua por meio de salas virtuais, oferecendo cursos profissionalizantes aos apenados com o intuito de contribuir para a ressocialização dessas pessoas. A ideia para este ano é ampliar o número de pessoas contempladas com as ações do Mundo Melhor.

O Mundo Melhor já atua em unidades penais em todo do Paraná e somente no ano passado cerca de quatro mil pessoas foram contempladas com os cursos – se considerar as ações em outros estados (Rio Grande do Sul, Ceará e Alagoas) o IMM levou os cursos de capacitação para 6.460 em 2017. Os cursos on-line realizados pelo IMM já resultaram em mais de 75 mil horas de remição de pena para os detentos.

MAIS 10 SALAS

Já com a Associação Paranaense dos Juízes Federais (Ajufe), Cirlei Pauliki assinou o protocolo de intenções a implantação de mais 10 Salas Virtuais Mundo Melhor em todo território nacional. As verbas serão liberadas pela Justiça Federal e serão aplicadas através das Secretarias Estaduais da área de segurança. Atualmente, por exemplo, a parceria beneficia detentos da Penitenciária Agroindustrial São João (PAISJ), em Itamaracá, no estado de Pernambuco, e na Penitenciária Estadual de Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul.