Correio dos Campos

Parque Histórico e Frederica’s Koffiehuis representam Carambeí na Coleção Campos Gerais 2018

24 de Maio de 2018 às 17:52

IMPRENSA/Carambeí – O Parque Histórico de Carambei e a Frederica’s Koffiehuis irão integrar a Coleção Campos Gerais 2018 nas categorias souvenir gastronômico e experiência turística. Nessa edição foram selecionados oito municípios com 51 produtos, sendo 16 artesanatos e souvenirs de pontos turísticos, 14 souvenirs gastronômicos e 21 experiências turísticas. Os selecionados passam para a próxima etapa que consiste em uma capacitação coletiva, marcada para 30 de maio.

A Frederica’s Koffiehuis foi selecionada como experiência turística e também teve os produtos: Cerveja Artesanal Bart’s Bier e Tortas na Lata de Brownie com Nutella, de Caramelo e Gevulde Speculaas, selecionados na categoria souvenir gastronômico. A Associação Parque Histórico de Carambeí, com a programação do Museu Interativo e o almoço típico Holandês Indonésio, também entrou para seleção na categoria experiência turística.

Os souvenirs gastronômicos são produtos alimentares e bebidas que possuem identidade cultural e características capazes tanto de materializar a experiência da visitação e prolongar as sensações vividas pelas pessoas após o retorno de suas viagens turísticas, quanto de compartilhar lembranças com outras pessoas e motivar novas viagens. Caracteriza-se essencialmente pela possibilidade de ser deslocado e consumido em outras localidades.

A experiência turística é uma atividade diferenciada que enaltece as características regionais sendo capazes de encantar, emocionar e transformar a sensibilidade dos turistas, proporcionando experiências inesquecíveis e gerando o desejo de vivenciá‐las novamente, indicando-as a outros, indo além do sentimento de satisfação. Caracteriza-se essencialmente pela vivência, não somente pela contemplação ou consumo de um produto.

Os selecionados para a Coleção Campos Gerais 2018 seguem para a próxima etapa que é a participação no Workshop “Atendendo ao mercado de turismo”, no dia 30 de maio. Até o mês de julho haverão mais etapas para somente então os produtos da Coleção serem lançados no dia 30 de agosto.

Desde 2013

Criada em 2013 pela Agência de Desenvolvimento dos Campos Gerais (ADETUR), em parceria com o Sebrae, a Coleção reúne e divulga o que há de melhor entre os produtos da região aos visitantes, além de representar os Campos Gerais do Paraná através de artigos com características regionais, valorizar os produtores locais e possibilitar prospecção de novas oportunidades de comercialização para os participantes.

O projeto também oferece estímulo ao empreendedorismo através de capacitações e consultorias técnicas para aprimoramento dos produtos, divulgação em materiais promocionais como catálogo e site, além da participação em eventos.