Correio dos Campos

Reivindicação de Pauliki passa a ser atendida pelo governo

4 de agosto de 2017 às 11:30

A isenção de pedágio para todos os pacientes que fazem hemodiálise fora de seus domicílios, reivindicada pelo deputado estadual Marcio Pauliki em junho, está sendo cumprida pelo governo do estado. Após a solicitação do parlamentar, o poder público informou nesta semana que essa medida passou a ser contemplada em todo o Paraná.

“Fico muito contente em saber que uma luta e um direito que eu busquei junto ao governo está sendo atendida. Temos que garantir que esses pacientes tenham a isenção de pedágio”, ressalta Pauliki.

A lei estadual número 18.537 de 2015 obriga as concessionárias de pedágio do Paraná a isentar a tarifa dos veículos de pessoas com doenças graves e degenerativas. “O que eu lutei e foi conquistada é para que nessa lei também fossem inseridos os pacientes que fazem hemodiálise fora de seus locais de residência, já que muitos realizam tratamento fora das cidades onde moram”, completa Pauliki.

Para se beneficiar da isenção de tarifa, o enfermo deverá comprovar o tratamento de saúde fora do município de seu domicílio e a necessidade, periodicidade e prazo de realização do tratamento, por meio de laudo médico.

Além desses pacientes, pessoas em tratamento fora de suas cidades com doenças graves e degenerativas, como câncer, transtornos mentais graves, portadores de HIV em tratamento continuado são contemplados pela legislação e estão isentas de pagar pedágio.