Correio dos Campos

CMEI Canaã, de Carambeí, conscientiza alunos para destinação correta de resíduos

Criação de horta orgânica e confecção de brinquedos integram aprendizado
12 de maio de 2017 às 19:36

O projeto “Plantando hoje no CMEI para colher amanhã na comunidade”, do Centro Municipal de Educação Infantil Canaã está envolvendo pais e alunos. Nesta semana os pais participaram da dinâmica de criar brinquedos com material reciclável e também do início da formação da horta. O projeto iniciado em fevereiro objetiva ensinar as crianças o destino dos resíduos orgânicos e recicláveis, porém com ênfase no aproveitamento de restos orgânicos.

Os alunos participaram de aula prática, na empresa Floral Adubo Orgânico, onde puderam conhecer e entender o processo de compostagem. Nesta semana o projeto iniciou a segunda etapa com a criação da horta orgânica, onde a produção será destinada a alimentação dos alunos, na escola. Outra atividade relacionada ao projeto, iniciada recentemente, que envolve diretamente os pais é a confecção de brinquedos com o material reciclável. As crianças criam os brinquedos em sala de aula e também em casa, com os pais. O objetivo é criar mais opções de entretenimento com os alunos e também realizar uma exposição de toda a produção.

O prefeito Osmar Blum em visita ao CMEI, nesta semana, conheceu o projeto e na oportunidade participou da apresentação dos brinquedos já produzidos. Ele enfatizou a necessidade do destino correto de resíduos que é emergencial e precisa envolver toda comunidade, inclusive as crianças. Ele frisou que o projeto desenvolvido no CMEI é a garantia de que esses pequenos cidadãos estão criando consciência de suas responsabilidades para com o futuro do planeta. “O projeto é um exemplo a ser seguido, pois todos somos responsáveis pelo futuro, independente de idade e do meio em que estamos inseridos”, disse Blum.

O objetivo das professoras Ghessica Lucif e Salete Szydmonka, autoras do projeto, é dar continuidade a esse trabalho tornando-o permanente. O projeto conta com o apoio da equipe pedagógica do CMEI Canaã e é desenvolvido com as parcerias das secretarias municipais de Meio Ambiente e Educação.