Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Realizado pela Capal, Projeto Cooperar contrata alunos da APAE

Realizado pela Capal, Projeto Cooperar contrata alunos da APAE
Iniciativa visa contribuir para o desenvolvimento das pessoas matriculadas na instituição, reforçando habilidades de autonomia e senso de empreendedorismo. (Foto: Divulgação)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - O Projeto Cooperar é uma iniciativa desenvolvida pela Capal Cooperativa Agroindustrial, em parceria com a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) dos municípios de Arapoti/PR e Taquarituba/SP. Um dos principais pilares do projeto é contribuir para o desenvolvimento dos alunos da APAE, reforçando habilidades de autonomia, senso de empreendedorismo e novas vivências em situações dentro e fora da entidade para o crescimento pessoal e em equipe.

Recentemente, o Projeto Cooperar realizou a contratação de 10 alunos da instituição para atividades de horta, passando por todo o ciclo, desde o preparo do solo até o cuidado e o cultivo das hortaliças.

Os alunos são maiores de 18 anos, frequentam a APAE regularmente e não possuem o Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social (BPC -Loas), critérios que precisam ser seguidos no momento da contratação. Todos têm os mesmos direitos que os demais colaboradores da cooperativa, como salário e benefícios do plano de saúde, odontológico, vale-alimentação e décimo terceiro salário.

A supervisora de Gestão de Pessoas da Capal, Karisla da Paz Rodrigues, explica que os contratados foram indicados pela própria APAE. “A carga horária de trabalho é de meio período, de segunda a sexta, e eles utilizam o uniforme da cooperativa. Também contratamos um instrutor de horta que fica com eles durante todo o período, prestando toda a assistência necessária”, explica.

Entre os alunos contratados em Taquarituba estão quatro mulheres e três homens, com idades entre 19 e 36 anos, e uma mulher e dois homens em Arapoti, que possuem entre 19 e 47 anos.

“Os alunos estão sendo exemplo para os demais colegas que também querem trabalhar como eles. A Capal está fazendo a sua parte social, não somente perante a comunidade, mas para todos os outros colaboradores. É gratificante fazer parte de uma cooperativa que pensa na inclusão e a coloca em prática. Mesmo que eles trabalhem fora da cooperativa, nós estamos lá dando todo o apoio necessário”, reforça Karisla.

Ampliação

O próximo passo da cooperativa é expandir as hortas dos municípios. “Os nossos agrônomos já fizeram o projeto para ampliação das hortas, porque o objetivo futuramente é comercializar as hortaliças na comunidade e a renda será destinada para a própria APAE. Além disso, a nossa ideia é conseguir desenvolver esse projeto em outras unidades. Por enquanto, é um projeto-piloto que nós não fazíamos ideia de que teria um grande impacto. As APAEs estão nos apoiando, pois era essa a oportunidade que os alunos precisavam.”

“É um projeto do qual temos muito orgulho de colocar em prática nos dois municípios e outros que tiverem interesse, pois desenvolve a cooperação e fortalece a parceria com as entidades. Esta é uma ação capaz de motivar e transformar ainda mais a vida desses jovens e de suas famílias”, declara Eliane Andreani, Coordenadora de Gestão de Pessoas.

Reconhecimento

A Câmara de Vereadores de Taquarituba reconheceu o Projeto Cooperar e promoveu uma moção de aplausos. O autor da moção, vereador Michael Rodrigo Politori, destacou que a iniciativa representa uma mudança da cultura para uma visão includente.

“Isso nos faz melhores. Esse padrão eleva o nosso status de humanidade de compreensão da vida, de sentido de sociedade. Por isso estamos reconhecendo a Capal por inserir pessoas com deficiência em seu quadro funcional. Todos esses alunos que foram incluídos no processo têm capacidade produtiva, transformam a empresa e têm compromisso com os seus resultados. Dessa forma, cada pessoa com deficiência transforma não só a si, mas a empresa que dá essa oportunidade”, destacou Michael.

Galeria de Imagens:

Leia também

Cooperativas recebem homenagem na Câmara Municipal de Arapoti (PR)
Publicidade

Mais Lidas

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia
Realizado pela Capal, Projeto Cooperar contrata alunos da APAE | Correio dos Campos