Correio dos Campos

Prêmio Professor do Ano 2023 entra na reta final de inscrições

11 de outubro de 2023 às 11:37

COM ASSESSORIAS – Com registro recorde de participantes, o prêmio Toda Matéria Professor do Ano 2023 encerrará as inscrições no próximo dia 31 de outubro. Nesta 2ª edição, a disputa já se consolida na comunidade escolar. Até setembro, foram 1.400 indicações realizadas para destacar a excelência do trabalho dos professores de todos os cantos do Brasil.

A quantidade de inscrições até o momento é mais que 10 vezes o total registrado na edição de 2022. Outra novidade é o apoio das marcas Faber-Castell e Estante Virtual à essa iniciativa de valorização dos professores brasileiros.

Como indicar candidaturas?

O Dia dos Professores – 15 de outubro – vem aí e uma forma carinhosa de homenagear aqueles profissionais que semeiam o conhecimento para a transformação da sociedade é apontando seus diferenciais para concorrer ao prêmio Toda Matéria Professor do Ano 2023.

A premiação garante visibilidade para trabalhos e projetos de todo país. O portal de conteúdos Toda Matéria é campeão de audiência entre professores e estudantes de todo Brasil, com mais de 455 mil seguidores somente no seu canal do YouTube. As indicações de profissionais ao concurso podem ser feitas até 31 de outubro pelo site.

O anúncio do vencedor acontecerá no dia 13 de novembro. É vedada a autoindicação. Ou seja, os professores concorrentes à premiação são sempre inscritos e apontados por outras pessoas da comunidade escolar.

Prêmio e critérios de escolha

O júri Toda Matéria irá avaliar as indicações, com base nos critérios descritos no regulamento do concurso: relevância do trabalho, reconhecimento externo, potencial impacto de sua ação na comunidade e a consistência das informações apresentadas. Além do vencedor, serão escolhidas ainda cinco menções honrosas, definidas pelos integrantes do júri qualificado, a partir da análise das indicações feitas.

O vencedor receberá um certificado oficial do Prêmio Toda Matéria, um computador portátil, um smartphone e um vale para viagem no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais). As menções honrosas, por sua vez, também recebem um certificado oficial do Prêmio Toda Matéria e um cheque-presente no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais).

Para o head de marketing da 7Graus – empresa que administra a plataforma Toda Matéria – Paulo Stenzel “a ideia vem destacar o talento e a criatividade de quem, apesar de todos os obstáculos cotidianos, faz a diferença, torna agradáveis, simples e estimulantes o aprendizado e a assimilação de conteúdos didáticos e de conhecimentos pelos estudantes. Todos nós, que trabalhamos com a educação e valorizamos a produção e difusão do conhecimento, sabemos da relevância, das dificuldades enfrentadas e o quanto é digno de reverência o trabalho dos professores no dia a dia de uma sala de aula, na preparação das informações e na sistematização de conteúdos para, didática e assertivamente, serem ministrados aos estudantes”, diz.

A ideia de premiar esses profissionais surgiu em 2021, depois que o site já comemorava uma década no ar, mas, por conta da pandemia de Covid-19, só pode ser colocada em prática no ano passado. A professora Lígia Souza, da educação especial da rede pública estadual de Balneário Arroio do Silva, em Santa Catarina, foi escolhida a melhor professora do Brasil.

Integram o corpo de júri qualificado desta segunda edição do Toda Matéria: a vencedora de 2022, Lígia Souza; a especialista em Letras e Magistério, Márcia Fernandes; a professora de Língua Portuguesa e lexicógrafa, Débora Ribeiro; a professora de Educação Artística e de Fotografia, Laura Aidar; e o professor de Matemática e Física, Rafael Asth.