Correio dos Campos

Construção civil alavanca economia no interior do Paraná

Novos projetos de empreendimentos irão reunir itens como coworking, minimercado, lavanderia, garden e pet place
1 de maio de 2022 às 11:00

COM ASSESSORIAS – Dados divulgados no último dia de março pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) apontaram que o Produto Interno Bruto (PIB) do Paraná cresceu 3,3% no ano passado, o maior aumento da economia paranaense desde 2014. O avanço consolida uma recuperação econômica e é resultado, principalmente, da recuperação da indústria – em especial da construção civil e setor automotivo – e dos serviços. Números que corroboram o levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados no mesmo período, pelo Ministério do Trabalho e Previdência, mostram a construção civil como o terceiro segmento que mais gerou empregos pelo terceiro mês consecutivo. A atividade tem ficado entre os primeiros do ranking nos últimos dois anos.

Atenta à demanda da população e disposta a investir no setor imobiliário na cidade de Maringá, a Yticon, construtora do Grupo A.Yoshii, recentemente, inaugurou o primeiro showroom na cidade e, agora, os moradores já podem conhecer o primeiro empreendimento a ser lançado no segmento de imóveis compactos e econômicos. Para o início das atividades no município, o valor estimado de investimento da empresa é cerca de R$ 200 milhões ao longo do ano, com três lançamentos confirmados para 2022, sendo dois deles já no primeiro semestre. A expectativa do Valor Geral de Vendas (VGV) em Maringá é de aproximadamente R$ 250 milhões, com estimativa de crescimento de 30% nas vendas em 2023.

Só neste ano, a construtora vai lançar mais de 680 apartamentos, com metragens que vão de 51 a 80 metros quadrados. O primeiro é o empreendimento UP, que entra no mercado imobiliário com duas torres de térreo mais 14 andares cada, sendo oito apartamentos por andar. A metragem dos apartamentos vai de 51 a 64 metros quadrados, em três opções de planta com dois ou três dormitórios. Todos possuem churrasqueira na sacada e alguns deles estarão disponíveis na opção garden, também chamado de jardim ou quintal particular, nova tendência que oferece uma área verde estendida na varanda dos apartamentos térreos. O empreendimento estará localizado no Jardim Aclimação (zona 8), área privilegiada com infraestrutura completa de serviços e diversas vias de acesso. A previsão de entrega é setembro de 2025.

Outra novidade é o espaço coworking, um local para trabalho baseado na “economia compartilhada”. “Todo o projeto foi pensado para atender às novas demandas e perfis de moradores, principalmente aqueles que estão adquirindo o primeiro imóvel ou são jovens em início de carreira. Por isso, o UP oferece diversas soluções de economia compartilhada, como lavanderia, personal studio (um espaço dedicado aos moradores que criam conteúdos para as mais diversas plataformas digitais), espaço fitness e o Compartycom, um sistema que prevê a utilização coletiva de bicicletas, ferramentas, além de materiais esportivos, como, por exemplo, bolas de futsal, basquete e coletes esportivos”, explica a gerente da unidade Yticon Maringá, Emanuelle Demori Bardeja.

Além dos itens compartilhados, segundo a gerente, este será o primeiro empreendimento da empresa a ter um espaço para minimercado. “É uma ideia de local com itens de primeira necessidade (e não perecíveis) que o morador poderá adquirir sem precisar sair do condomínio, num sistema de compras muito seguro e prático, até mesmo para as crianças”. Nesse novo empreendimento, os animais de estimação também foram lembrados; no condomínio haverá um espaço só deles: o pet place. “Será um espaço voltado aos bichinhos, que passaram a ser mais um integrante das famílias”. A área de lazer também terá piscina com prainha, churrasqueiras, espaço gourmet, quadra esportiva e espaço kids. “A ampla área de lazer é uma marca da construtora, que sempre reúne vários itens para o morador”, finaliza a gerente.