Correio dos Campos

Projeto promove eventos gratuitos sobre o Patrimônio Cultural de Arapoti

12 de abril de 2022 às 11:09

COM ASSESSORIAS – O Projeto Cadernos do Patrimônio Cultural – Arapoti realizará quatro eventos gratuitos e abertos à comunidade arapotiense, com apoio da Prefeitura Municipal de Arapoti. O público-alvo das ações são professores, artesãos, membros da cadeia produtiva do turismo e cultura e demais interessados no tema.

A Oficina ‘Patrimônio Cultural de Arapoti’ é ofertada ao público para três turmas distintas, entre os dias 27 e 28 de abril, no Casarão do Jardim Ceres. A mediação do evento será realizada por Antônio Cavalheiro, historiador e mestre em arqueologia, e Letícia Nardi, arquiteta e urbanista, especialista em gestão do patrimônio cultural e mestre em urbanismo, história e arquitetura da cidade.

A oficina contará com exposição de conteúdo e dinâmicas sobre os conceitos de patrimônio cultural, meio ambiente, arqueologia e dos usos do patrimônio cultural como recurso. Por fim, os presentes participarão de um debate. O evento terá carga horária de duas horas e serão disponibilizadas 20 vagas por data. Os participantes receberão certificado de participação.

No dia 05 de maio, quinta-feira, o Projeto promove o Seminário ‘Patrimônio Cultural de Arapoti’, também no Centro Estudantil. O evento contará com uma apresentação do projeto e do Conselho do Patrimônio Cultural de Arapoti (COMPAC), além de uma atração musical. Após um momento de debate, serão lançados o site do projeto cultural e o livro ‘Patrimônio Cultural de Arapoti: Referências’, que será distribuído entre os presentes.

Devido as medidas restritivas impostas pela pandemia do Covid-19, o Seminário também terá vagas limitadas. Para controlar a capacidade, as oficinas e o seminário contam com pré-inscrição. Após o atingimento da capacidade máxima, a pré-inscrição será fechada. Os formulários estão disponíveis para os interessados no link linktr.ee/PatrimonioCulturaldeArapoti. Dúvidas e informações podem ser enviadas para [email protected].

O projeto Cadernos do Patrimônio Cultural – Arapoti é de autoria de Antônio Cavalheiro e debruçou-se sobre as informações do Programa de Identificação das Referências Culturais de Arapoti. Tal Programa foi um desdobramento da pesquisa arqueológica realizada nas áreas de silvicultura da Fazenda Três Pinheiros. Ao todo, foram registrados e identificados 20 bens culturais significativos para o município.

Além do apoio institucional da Prefeitura de Arapoti, o Projeto Cadernos do Patrimônio Cultural – Arapoti conta com o apoio da Companhia Paranaense de Energia (Copel) e é realizado pelo EPPC – Estudos e Projetos em Patrimônio Cultural, Inspire-C Arquitetura, Urbanismo e Patrimônio Cultural e Núcleo de Mídia e Conhecimento. O projeto foi aprovado no Programa de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE) da Secretaria de Estado da Cultura, do Governo do Paraná.

SERVIÇO

Oficina ‘Patrimônio Cultural de Arapoti’

Data: Turmas disponíveis nos dias 27 e 28 de abril às 19h e, também no dia 28 de abril, às 9h.

Local: Casarão – Rua Luiz Possato, s/nº, Jardim Ceres, Arapoti.

Seminário ‘Patrimônio Cultural de Arapoti’

Data: 05 de maio de 2022

Horário: 19h às 21h30

Local: Centro Estudantil de Arapoti – Rua Luiz Pinheiro, 1347, Arapoti.