Detran lança projeto-piloto de banca examinadora itinerante de exames práticos
“São 100 Ciretrans para 399 municípios, ou seja, uma demanda maior que a oferta. Por isso, fizemos uma análise da distribuição e resolvemos realizar um projeto-piloto para levar este serviço à população sem a necessidade de um deslocamento só para fazer o teste”, comentou o diretor-geral do órgão, Wagner Mesquita.
A oferta será de acordo com a necessidade de cada município, podendo ser semanal, quinzenal ou mensal. As datas serão divulgadas com antecedência, sem custos adicionais aos candidatos, e os atendimentos serão executados por colaboradores do Detran com segurança e comodidade.
Será disponibilizado o examinador para realizar a prova nas pistas de moto, balizas e utilizando também os equipamentos para verificação biométrica do candidato de um Centro de Formação de Condutores (CFC) do município.
De acordo com a Resolução nº 789/20-CONTRAN, os exames práticos de direção categorias B, C, D, E são realizados em duas etapas (teste de estacionamento e percurso em via pública). O exame de categoria A é realizado em pista/local preparado para este fim, onde os candidatos são observados pelo examinador enquanto realizam o percurso.
SANTA FÉ – Nesta semana, o diretor-geral do Detran-PR recebeu a vista do prefeito do município de Santa Fé, Fernando Brambilla, para conversar e formalizar a participação da cidade no projeto piloto. “Estamos realizando os exames desde o dia 26 de outubro junto com o Detran. Já foram duas datas de execução. Quem ganha é a nossa comunidade, os nossos munícipes. Agradeço imensamente o apoio de todos os envolvidos”, disse Brambilla. A cidade é atendida pela Ciretran de Astorga que fica a uma distância de 40 quilômetros.
Fonte: AEN/PR