Correio dos Campos

CimSaúde e 3ª Regional recebem capacitação sobre Saúde do Idoso

22 de julho de 2021 às 18:30
(Imagem Ilustrativa)

COM ASSESSORIAS – Municípios da 3ª Regional de Saúde, técnicos e integrantes do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) participaram na tarde desta quinta-feira de uma capacitação ministrada pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa). A Saúde do Idoso com foco na abordagem Multidimensional e Estratificação de Risco foi o tema solicitado pelas equipes da Atenção Primária de Saúde (APS’s), bem como pelo Consórcio, que receberá os idosos para a Linha de Cuidado após implantação e estratificação de risco pelos municípios consorciados. “Tivemos essa demanda dos municípios e Consórcio para que ocorressem capacitações sobre a estratificação já que ao longo dos anos há muita troca de profissionais”, explica a diretora do CimSaúde, Pâmella Costa.

Conforme a diretora, com a capacitação os municípios devem se organizar para a estratificação dos pacientes e assim traçar os possíveis tratamentos. “Desta forma, quando iniciarmos as Linhas de Cuidado já teremos a população de idosos estratificada”, avalia, destacando a importância do encaminhamento correto dos pacientes.

O médico especialista em geriatria, Edgar Nunes de Moraes foi quem realizou a capacitação e tirou diversas dúvidas sobre o tema. Ele destacou a importância do rastreio da fragilidade dos idosos por meio da aplicação do questionário IVCF20, instrumento que auxilia na estratificação. “Além de reconhecer os problemas de saúde do idoso, a Atenção Primária pode fazer encaminhamentos, antes mesmo de chegar à Linha de Cuidado”, avalia.

Para o especialista é essencial que as capacitações continuem sendo realizadas até mesmo para a troca de experiências e casos reais entre municípios. “Precisamos manter sempre esses cuidados”, destaca. Os cuidados com as notas técnicas
e linhas guia do Estado também estiveram na pauta do encontro online.

Além do especialista em geriatria, a médica especialista em Gestão de Serviços para Idosos e técnica da Divisão de Saúde do Idoso da Sesa, Adriane Miró esteve presente na capacitação. “Além dos cuidados com a estratificação não podemos deixar de lembrar da continuidade dos cuidados contra a covid-19”, ressalta, lembrando que a circulação viral segue alta e ainda há a incidência novas variantes.

Para a diretora do CimSaúde a participação nas capacitações é muito importante para todas as equipes de saúde, tanto da atenção primária como do Consórcio. “Temos que aproveitar da experiência dos profissionais disponibilizados. São verdadeiras aulas”, avalia.