Correio dos Campos

Coronavírus: Estudantes da rede estadual retornam às aulas nesta quarta-feira (21) em todo o Paraná

Conforme o governo, mais de 1,7 mil colégios abrem total ou parcialmente nesta semana, cerca de 500 a mais do que no encerramento do primeiro semestre.
21 de julho de 2021 às 11:02
Estudantes da rede estadual retornam às aulas nesta quarta-feira (21) no Paraná. (Foto: Silvio Turra/Seed)

Os estudantes da rede pública estadual retornam às aulas nesta quarta-feira (21) em todo o Paraná para o início do segundo semestre.

De acordo com a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR), assim como vem ocorrendo desde 10 de maio, também continua a reabertura gradual das instituições para a retomada das atividades presenciais no modelo híbrido.

Mais de 1,7 mil colégios abrem total ou parcialmente nesta semana, cerca de 500 a mais do que no encerramento do primeiro semestre. Em algumas cidades, ainda existem decretos municipais que impedem o retorno.

Em Curitiba, 149 dos 155 colégios receberão os alunos. Em Londrina, por exemplo, todas as 68 escolas estarão abertas, assim como as 32 de Maringá.

O retorno presencial não é obrigatório, segundo o governo. Pais, mães ou responsáveis legais que desejem a volta dos estudantes devem assinar um termo de autorização a ser entregue na instituição de ensino.

Os alunos que optarem por não ir às aulas presencialmente continuarão no ensino remoto via Google Meet e também pelas plataformas digitais do Aula Paraná, na TV aberta e no YouTube, além do kit pedagógico impresso.

Medidas de proteção

A Seed informou que as instituições de ensino seguem um protocolo de segurança, garantindo distanciamento de 1,5 metro entre os estudantes, disponibilizando álcool gel, reforçando a obrigatoriedade do uso de máscara e aferindo a temperatura de alunos e funcionários na entrada do colégio.

O distanciamento, o uso de máscara e a aferição de temperatura também são regras dentro do transporte escolar.

O governo afirmou que na página Aulas Seguras 2021, a comunidade escolar encontra orientações sobre o funcionamento das escolas para o ano letivo de 2021, com perguntas e respostas frequentes, uma cartilha com os principais procedimentos de biossegurança, cartazes com dicas para os estudantes e também o termo de compromisso para os pais e responsáveis que desejam o retorno presencial dos filhos.

Coronavírus no Paraná

O Paraná soma 33.720 mortes causadas pela Covid-19 e 1.342.863 casos confirmados do novo coronavírus desde o início da pandemia, segundo boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), divulgado na terça-feira (20).

De acordo com o boletim, 971.860 pessoas se recuperaram da doença no estado. Isso representa 72% do total de infectados. A taxa de mortalidade se manteve em 2%.

O boletim aponta nesta terça estão ocupados 72% dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) destinadas ao atendimento de adultos com Covid no Sistema Único de Saúde (SUS).

Fonte: G1