Correio dos Campos

Vestibular em ano de pandemia: como manter o foco nos estudos?

Mudanças no calendário podem afetar a rotina de estudos no Ensino Médio
21 de junho de 2021 às 10:28

COM ASSESSORIAS – Todos os anos, os estudantes que fazem o vestibular ou a prova do Enem planejam seu calendário de estudos em função destes exames. Com a pandemia, muitas provas tiveram suas datas alteradas, o que podem deixar os alunos confusos sobre qual a melhor forma de manter o conteúdo em dia.

Afinal, ter mais tempo para estudar para um teste porque ele foi adiado, é bom ou ruim? Segundo a coordenadora do Ensino Médio do Colégio Marista Pio XII, Cristiane Urbano um prazo maior pode ser uma oportunidade para estudar com qualidade e revisar os pontos que geram mais estresse na hora de resolver as provas. “Acredito muito na frase sobre olhar o “copo meio cheio” para se posicionar diante deste novo cenário. O ideal é manter-se como um atleta de maratona, cujo foco está na conclusão do percurso e sua performance individual é aprimorada a cada etapa”, pontua.

Entretanto, manter o equilíbrio diante de um cenário que ainda se mostra instável, sem perder o sentido de direção e projetos pessoais, pode se mostrar um desafio para os jovens. Neste contexto, o desenvolvimento e fortalecimento da inteligência emocional são as chaves para focar na trajetória do projeto de vida, mantendo propósito em continuar se preparando para os exames que ainda acontecerão. Sendo assim, vale investir em leituras paralelas aos estudos; atividade física; assistir bons filmes ou séries, participar de seminários virtuais, entre outros“explica.

A seguir, confira algumas dicas da coordenadora de como lidar com esta reta final da preparação para os vestibulares:

  • Crie um “planner” de estudos semanal que inclua os principais pontos para revisão;
  • Distribua as horas de estudos entre as disciplinas, considerando o nível de complexidade e exigência de cada uma delas;
  • Use as suas horas de estudo com qualidade: sem exaustão;
  • Procure realizar listas de exercícios baseadas em vestibulares de anos anteriores;
  • Inclua em sua rotina o lazer e a convivência segura, mantendo a mente com uma dose diária de alegria, propósito e projeto de vida.