Correio dos Campos

Decreto permite reabertura de parques e libera turismo rural em Ponta Grossa

8 de agosto de 2020 às 07:34
Buraco do Padre, em Ponta Grossa, poderá receber visitar a partir de sábado (8) (Foto: Osmar Carlos Bonfinger)

Um decreto da Prefeitura de Ponta Grossa liberou a reabertura de parques e de áreas de turismo rural a partir de sábado (8). A norma prevê que seja seguindo um protocolo de segurança com medidas para evitar o contágio do novo coronavírus.

Entre as medidas, estão a obrigatoriedade do uso de máscaras, de manter distanciamento entre as pessoas e higienização das áreas comuns. O decreto determina a verificação de possíveis sintomas de síndrome gripal dos visitantes e recomenda aferição da temperatura corporal.

O prefeito Marcelo Rangel considerou a retomada, depois de mais de 100 dias, importante para a saúde física e mental, desde que respeitadas as orientações. “As aglomerações ainda estão proibidas, mas o contato com a natureza, a possibilidade de visitar os atrativos naturais de Ponta Grossa, com medidas de segurança adequadas, é positiva para todos”, afirmou.

O secretário de Turismo Edgar Hampf, que coordena o comitê de emergência do município, avalia como “bastante segura” a retomada com os protocolos. Ele também afirma que é mais um setor da economia a começar se recompor.

“O turismo foi um dos setores mais afetados pela crise do novo coronavírus e vai demorar muito a se recuperar. Centenas de serviços e áreas correlatas serão alcançadas imediatamente com essa medida, preservando empregos, renda e dignidade a milhares de pessoas”, diz.