Correio dos Campos

Prazo para pagamento do IPTU à vista é prorrogado para 20 de março

Prefeitura tomou medida para ampliar prazo de destinação ao Promific e credenciamento de operadoras de cartão para o pagamento de tributos
9 de março de 2020 às 19:17
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Secretaria da Fazenda, decidiu prorrogar o prazo final para o pagamento do IPTU à vista em cota única, que dá o benefício de 15% de desconto para os contribuintes que não possuem débitos com a Prefeitura. Antes previsto para 10 de março, o pagamento do boleto da cota única poderá ser quitado até dia 20 de março, usando a mesma guia que o contribuinte já tem em mãos. A medida foi tomada para ampliar ao contribuinte prazo para adesão ao Programa Municipal de Incentivo Fiscal à Cultura (Promific) e também o credenciamento de operadoras de cartão para o pagamento de tributos.

“O contribuinte tem agora mais 10 dias para efetuar o pagamento com o desconto. Pensamos nisso para que se tenha mais tempo de avaliar os projetos do Promific e realizar a destinação e também para que as empresas operadoras de cartão venham ao Município se credenciar para o recebimento de tributos. Como o credenciamento foi aberto na última sexta (06), esperamos ter empresas habilitadas para esta transação ainda dentro do prazo do pagamento à vista. Mas a viabilidade do pagamento do IPTU com cartão dependerá agora da procura das empresas”, explica o secretário da Fazenda, Cláudio Grokoviski.

Com o credenciamento aberto na última semana, estabelecimentos que possuem máquina de cartão podem se tornar aptos a receber tributos municipais com o pagamento via crédito ou débito. A medida visa dar ao contribuinte mais uma alternativa para o recolhimento dos impostos e garantir ao poder público maior garantia na arrecadação de tributos como IPTU, ITBI ou valores já inscritos em Dívida Ativa. Com operadoras de créditos credenciadas, o contribuinte poderá efetuar o pagamento nas instituições bancárias ou procurar um estabelecimento cadastrado e quitar a guia no cartão de crédito, por exemplo. A empresa credenciada deverá fornecer ao contribuinte um comprovante do recolhimento em questão.

IPTU 2020

Os valores podem ser consultados pelo Portal do Contribuinte, onde também é possível emitir o boleto, com o CPF do proprietário ou o cadastro do imóvel. Para 2020, o reajuste do tributo foi apenas a reposição da inflação no período, 3,31%.

O lançamento do IPTU 2020 registrou um incremento de seis mil cadastros em comparação com o último ano, passando de 153 mil para 159 mil cadastros ao todo. Este crescimento também representou incremento no valor total lançado, que passou de R$ 125 milhões para R$ 137 milhões.

O tributo municipal pode ser pago nas instituições bancárias conveniadas: Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Itaú, Sicredi, Uniprime, Santander e casas lotéricas. Pedidos de isenção ou revisão devem ser protocolados na Praça de Atendimento até dia 16 de junho de 2020.