AMTT orienta motoristas sobre nova sinalização do Projeto Escola
IMPRENSA/Ponta Grossa – A Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT) iniciou, nesta semana, os testes para a alteração da sinalização relacionada ao Projeto Escola no município. A mudança, de acordo com o Departamento de Trânsito do órgão, consiste principalmente na retirada da sinalização horizontal das vagas de estacionamento e a inclusão da faixa amarela no entorno das escolas que participam do projeto.
“Por isso, é importante que os motoristas estejam atentos quanto a sinalização vertical próxima às escolas. É ela que vai indicar o procedimento correto de utilização do Projeto Escola e das vagas de estacionamento”, destaca a coordenadora da Seção de Educação no Trânsito da AMTT, Silvia Borges. Ela explica que a intenção com a mudança é favorecer a segurança dos alunos e a fluência do tráfego nas regiões do projeto, evitando as paradas em fila dupla e a utilização incorreta das vagas de estacionamento por alguns motoristas. “Nós percebemos que com a divisão das baias de estacionamento, alguns motoristas não atentam para a sinalização das placas e acabam deixando os veículos estacionados mesmo nos horários de funcionamento do projeto, o que acaba atrapalhando o embarque e desembarque dos alunos nesses locais. Com a mudança, a expectativa é de que consigamos melhorar o trânsito no entorno das escolas e oferecer mais segurança para pais e alunos das instituições que contam com o Projeto Escola”, completa Silvia.
Projeto Escola
Atualmente, o Município conta com cerca de 30 escolas integradas ao Projeto, que consiste na determinação de horários específicos e distintos para estacionamento e para a utilização das vagas de forma exclusiva para embarque e desembarque de alunos. Geralmente, a proibição de estacionamento se dá nos horários próximos à entrada e saída dos alunos das instituições de ensino e tem como principal objetivo facilitar o embarque e desembarque de estudantes, evitando situações de fila dupla de veículos no entorno das escolas.