Empresas de Ponta Grossa Discutem Saúde Mental no Trabalho no Workshop da NR-1

COM ASSESSORIAS – Entre os dias 16 e 17 de abril, o Sindilojas Ponta Grossa e Região e o Laboratório Oscar Pereira realizaram o Workshop “Saúde Mental nas Empresas: orientações sobre a NR-1”.
O evento contou com mais de 40 empreendedores e colaboradores responsáveis pela segurança no trabalho, os quais puderam compreender as mudanças na NR-1, como implementá-las e por que isso é necessário.
Segundo Gisele Silva, supervisora comercial da Medicina do Trabalho do Laboratório Oscar Pereira, quando a empresa oferece ao colaborador um ambiente mais saudável, diminui o absenteísmo e a rotatividade. “Já é muito difícil trazer alguém para o nosso time. Então quando a gente traz e a gente gosta do talento, a gente precisa reter. E para a gente reter os talentos, a gente precisa ter um ambiente muito mais saudável para eles”.
Brenda Milena Chimilovski de Andrade, técnica de segurança do trabalho, pontua que o workshop aprimorou conhecimento e sanou dúvidas. “A NR1 faz parte do meu trabalho por ser técnico de segurança do trabalho, então o workshop, está agregando muito, dando muito conhecimento para a gente”.
Talis Cristina Graeff, sócia-proprietária da Graeff Materiais de Construção, cita que o evento trouxe um novo panorama para a empresa e que seguirá as normas vigentes para garantir o bem-estar e segurança de todos. “Agora temos que pôr em prática todas essas informações, com a ajuda de uma empresa qualificada para nos auxiliar nesse processo”.
José Carlos Loureiro Neto, presidente do Sindilojas PG, pontua: cuidar da saúde mental dos colaboradores é importante para todos. “Se você tem um colaborador passando por dificuldades, desanimado porque não vê vantagens no emprego, você acaba se prejudicando, porque ele pode pedir demissão, deixar de vender e isso gera transtornos a curto prazo”.
A NR-1 define as diretrizes gerais de segurança e saúde no trabalho. Foi criada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em 1978 e agora passa por uma atualização para incluir a saúde mental.
Segundo dados do Ministério da Previdência Social, em 2024 foram quase meio milhão de afastamentos motivados por crise de saúde mental, aumento de 68% em comparação a 2023.