Correio dos Campos

Chefe de gabinete de Tibagi participa do Encontro das Primeiras-Damas do Paraná

26 de março de 2025 às 16:33
(Foto: Kauana Neitzel/AscomTibagi)

COM ASSESSORIAS – A chefe de gabinete, Cristiane Leonardi, representou o município de Tibagi no Encontro das Primeiras-damas do Paraná, nesta terça-feira (25), no Palácio Iguaçu, promovido pela primeira-dama do Estado, Luciana Saito Massa, para fortalecer o diálogo com os municípios. O evento contou com a participação de 130 municípios paranaenses.

“A ideia era que pudéssemos ajudar umas às outras, compartilhando ações, recursos e boas práticas, com o objetivo de criar um impacto positivo na vida das mulheres em todo o Paraná”, afirmou Luciana. “Isso tem permitido o fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres, promovendo a integração das ações dos municípios com as iniciativas estaduais, principalmente no que diz respeito à saúde, segurança e rede de apoio feminino”, disse Luciana.

De acordo com o Governo, o espaço de diálogo entre as mulheres tem trazido resultados práticos, como a adesão dos municípios nas campanhas Unidas contra a Dengue e Paraná Rosa, que foram criadas a partir desses encontros. Outra iniciativa foi a criação da Rede Estadual de Ajuda Humanitária, a princípio para atender as pessoas afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul, mas que é voltada a todo o País, para dar respostas mais rápidas de caráter humanitário em situações de desastre.

A chefia de gabinete destaca que a troca de informações entre municípios é importante para se discutir os resultados positivos e instigar a buscar novos recursos e ideias para implantar em Tibagi.

Além disso, os encontros também buscam estreitar a parceria dos municípios com o Governo do Estado e incentivar a implantação de ações sociais eficazes para atender, principalmente, as demandas das mulheres. No encontro, foram apresentados alguns programas do Governo do Estado voltados a esse público, como o Banco da Mulher Paranaense, da Fomento Paraná, que já liberou R$ 236 milhões em créditos a negócios tocados por mulheres.

Também foi destaque a diminuição de 18% no número de feminicídios no Paraná, resultado do programa Mulher Segura, que iniciou no ano passado em 20 cidades e agora será expandido aos 399 municípios. Também voltado ao enfrentamento à violência doméstica, a Defensoria Pública do Paraná apresentou o programa Ampara, que presta atendimento gratuito a mulheres vítimas de violência.