Correio dos Campos

SAÚDE: Piraí do Sul lidera ranking que avalia Atenção Primária nos Campos Gerais

Único município a atingir nota 10 em toda a região, cidade se consolida como a mais bem avaliada dentre os 12 municípios analisados
7 de fevereiro de 2024 às 15:42
(Artes: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Indicadores que medem a eficácia dos serviços prestados por todos os municípios brasileiros na Atenção Primária são medidos todos os anos, quadrimestralmente, através do programa Previne Brasil, do governo federal.

Após tabulados, os resultados que avaliam itens como a cobertura de atenção básica, qualidade no acompanhamento de doenças crônicas e prevenção de doenças, dentre outros, compõem um ranking regionalizado que serve de parâmetro para verificar a atuação dos municípios dentro de suas respectivas regionais de saúde.

Nos Campos Gerais, onde 12 cidades foram avaliadas durante o último quadrimestre de 2023, Piraí do Sul foi o único município a alcançar nota máxima dentro do programa do governo que também é composto por aspectos considerados como essenciais para o bem-estar da população.

Dentro do universo dos doze municípios que foram submetidos ao estudo, sete deles obtiveram média superior a 9. Ao lado de Piraí do Sul, com nota 10, aparecem Porto Amazonas (9,90), Sengés (9,80), Carambeí (9,75), Arapoti (9,19), Ipiranga (9,14) e Jaguariaíva (9,11).

Investimento

Contente com o resultado alcançado, o vice-prefeito Wagner Zadra avalia que os números apresentados pelo Previne Brasil são reflexo de ações tomadas ainda no início da gestão.

“Esse expressivo resultado se deve ao planejamento que fizemos no início da gestão e colocamos em prática. Agora estamos colhendo os frutos de todo o processo de sistematização que fizemos na saúde básica dentro das normativas do governo federal”, disse.

“Acredito que nos próximos anos podemos avançar ainda muito mais na Atenção Primária em Piraí do Sul”, emenda Zadra.

Na visão da Secretaria de Saúde do município, o resultado positivo reflete o compromisso da administração municipal em investir em políticas públicas de saúde, fortalecendo a estrutura da atenção primária e priorizando a prevenção de doenças.

Essa abordagem proativa não apenas melhora a qualidade de vida dos cidadãos, mas também contribui para a redução dos custos associados ao tratamento de doenças evitáveis.

O que é o Previne Brasil?

O Previne Brasil equilibra valores financeiros per capita referentes à população efetivamente cadastrada nas equipes de Saúde da Família (eSF) e de Atenção Primária (eAP), com o grau de desempenho assistencial das equipes somado a incentivos específicos. Ele possui 7 indicadores:

1: Proporção de gestantes com pelo menos 6 (seis) consultas pré-natal realizadas, sendo a primeira até a 12ª semana de gestação.

2: Proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV.

3: Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado.

4: Cobertura de exame citopatológico.

5: Proporção de crianças de 1 (um) ano de idade vacinadas na APS contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, infecções causadas por Haemophilus Influenzae tipo B e Poliomielite Inativada.

6: Percentual de pessoas hipertensas com pressão arterial aferida em cada semestre.

7: Percentual de diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada.