Diabetes Gestacional é tema de matriciamento em PG

COM ASSESSORIAS – Mais uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de Ponta Grossa contou com ação de matriciamento realizado por equipe da Linha de Saúde da Gestante do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde). Profissionais da UBS Ezebedeu Linhares puderam conhecer mais sobre o Programa Estadual de Qualificação dos Consórcios de Saúde, o Qualicis, a estratificação de risco das gestantes e também sobre a diabetes gestacional.
O médico obstetra Octacilio da Silva Couto foi quem passou seus conhecimentos à equipe da UBS, destacando que as gestantes de risco intermediário devem ser encaminhadas ao Consórcio.
Quanto à diabetes gestacional, o médico destaca que com a alta prevalência, o assunto deve ser frequentemente abordado, para ser previamente diagnosticado e tratado. “No Brasil, o Ministério da Saúde estima em torno de 18% das grávidas. A prevalência vem crescendo devido ao aumento da idade materna média, Índice de Massa Corporal (IMC) e obesidade”, aponta.
Enfermeira da UBS, Patricia Aiko Sakamoto, participou da ação e destacou o momento como produtivo e de troca de conhecimento. “O fato de ser presencial, e com um grupo pequeno, foi melhor para sanar as dúvidas”, avalia.
Para a diretora do CimSaúde, Pâmella Costa, é fundamental salientar a importância do Qualicis, que vai muito além do atendimento realizado no ambulatório. “O programa promove o compartilhamento do cuidado, estreitando a aproximação entre as equipes de saúde. Essa integração melhora significativamente a qualidade do pré-natal, garantindo que a gestante e seu bebê recebam atenção de forma eficiente e humanizada”, destaca. “Ao atuar de maneira colaborativa, conseguimos não apenas resolver demandas clínicas, mas também oferecer acolhimento, suporte e acompanhamento contínuo, fortalecendo o vínculo entre profissionais, gestantes e suas famílias”, finaliza.