Correio dos Campos

UBS de Ponta Grossa recebe capacitação do CimSaúde

22 de agosto de 2025 às 17:56
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – A Unidade de Saúde Básica (UBS) Rômulo Pazzinato recebeu nesta semana matriciamento da equipe da Linha de Cuidado de Hipertensão e Diabetes do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde). O tema tratado na capacitação foi a insulinoterapia, manejo inicial de pacientes com necessidade de início de terapia baseada em insulina (TBI). “O tema é de grande importância em virtude do número cada vez maior de pacientes com diabetes”, avalia o médico endocrinologista, André Peres. Para ele, a falta de segurança e experiência dos profissionais não especialistas torna esse tipo de capacitação essencial.

Médica da UBS, Lauren Sowek, destacou a importância da capacitação. “Gostei muito da forma que o matriciamento foi realizado, e acho muito importante que seja feito em outras Unidades”, avalia, destacando a aula realizada pelo especialista do CimSaúde. “Agregou na nossa prática e ajudou a equipe a realizar revisão de tratamento em pacientes insulinodependentes que estavam descompensados. A equipe toda gostou e achou uma abordagem efetiva e útil para a nossa prática”, contou.

Além da insulinoterapia, a equipe da Linha de Cuidado abordou outras questões relacionadas ao Programa Estadual de Qualificação dos Consórcios de Saúde, o Qualicis. A estratificação de risco, o formulário de compartilhamento de cuidado e o fluxo de atendimento da rede foram pautados. “A equipe estava com dificuldades quanto aos encaminhamentos, mas nos relatou que com a capacitação, a questão dos encaminhamentos ficou mais clara”, contou a enfermeira do CimSaúde, Thaís Silva, completando que foi um momento de muita troca de conhecimento e aprendizado para todos. “O Qualicis foi explicado de outra forma. Compreendemos como realizar o encaminhamento de forma mais prática e dinâmica na nossa rotina de trabalho”, completou Lauren.

As ações de matriciamento estão previstas no Programa Qualicis, e garantem capacitação constante junto à Atenção Primária à Saúde (APS), e também entre os colaboradores dos Consórcios de Saúde.