Piraiense que ganhou carro 0km no Nota PG fala sobre a emoção da premiação
DA REDAÇÃO – Ganhador de um Fiat Mobi 0km, prêmio principal do programa Nota PG, da prefeitura de Ponta Grossa, o piraiense João Leonides Soek conversou com o Correio dos Campos sobre como recebeu a notícia do prêmio, além de falar também um pouco sobre a sua trajetória pessoal, desde quando ainda trabalhava em Piraí do Sul, nas empresas A Vantajosa e Iguaçu Papel e Celulose.
Morador de Ponta Grossa nos últimos 23 anos, João disse que recebeu a notícia de que tinha sido sorteado pelo filho. “Estava em Irati, a trabalho, quando meu filho me ligou contando que sua sogra havia assistido ao sorteio pelo Facebook. Minha reação foi de surpresa, a princípio, porque eu não lembrava que o sorteio seria naquele dia. Depois disso, claro, foi de muita alegria e quase incredulidade. Fiquei muito feliz pelo prêmio”.
Incentivador da própria sorte, como definido por ele mesmo, João disse participar de programas como o Nota PG e Nota Paramá desde que foram lançados, além do Nota Paulista, programa do governo de São Paulo onde também se cadastrou em virtude de suas viagens e também pelas compras feitas pela internet naquele estado. “Não tem como a pessoa ser contemplada em algo que ela não participa. Por isso digo que agindo dessa forma eu estou ajudando a minha sorte”, diz.
Representante comercial nos últimos cinco anos, Soek contou à reportagem do Correio dos Campos que atua na área comercial há mais de 20 anos. Trabalhando no ramo de tintas automotivas e imobiliárias na região central do Paraná, ele disse que começou sua trajetória profissional na empresa A Vantajosa Materiais de Construção, trabalhando depois disso na Iguaçu.
Aos 22 anos ele deixou Piraí do Sul para trabalhar em cidades como Curitiba e Cascavel, no Paraná, além de Chapecó em Santa Catarina. Nessa época ele passou pela área comercial das empresas Osten Ferragens, em Curitiba, FAME em Santa Catarina e em Cascavel, e pela multinacional alemã BASF, na área de tintas e já em Ponta Grossa.
Perguntado se a sorte já o acompanhou em outra oportunidade, João disse que o Fiat Mobi foi o prêmio de maior valor ganho até agora. “Já fui contemplado em outros sorteios ou rifas, mas nada de substancial como aconteceu em janeiro passado, através do programa de Ponta Grossa”.
Iniciativa válida
Na visão do representante comercial, a administração pública só consegue obter recursos para investir nas cidades, estados ou no país a partir da arrecadação, e que iniciativas como o Nota PG e o IPTU Premiado, que incentivam as pessoas a pedirem notas e recolherem os tributos em dia, são positivas.
“Eu acho válido programas como esse que estão visando o aumento da arrecadação. Não vamos discutir a destinação de recursos ou outras questões da administração pública, porque precisaríamos de muito mais tempo pra entrar no tema e com certeza despertaríamos uma discussão acalorada, o que não é o caso. Mas falando somente do programa de arrecadação e como ele incentiva as pessoas a pedirem nota, acho válido”, avalia.
“Além do Nota PG, existe também o programa da prefeitura do IPTU em dia, que também entregou um carro e outros prêmios entre as pessoas que estavam em dia com o imposto. Acho positiva esse tipo de iniciativa e também vejo como importante para fomentar a economia e incentivar as pessoas a falarem mais do tema”, conclui.
O Nota PG
O secretário municipal da Fazenda, Cláudio Grokoviski, explica que o Nota PG incentiva o consumidor a exigir documento fiscal, garantindo cupons para participar de sorteios. “Em 2022, tivemos um aumento de 18% em notas fiscais emitidas em comparação a 2021. Isso mostra que o munícipe está mais motivado em participar desse modelo de programa. Além disso, tudo que é emitido em nota fiscal reverte-se em receitas ao município já que uma porcentagem é investida na educação e outra na saúde. Por isso é importante que o contribuinte continue solicitando notas fiscais”, ressalta.
Dados do Governo Federal apontam que 6,6 mil empresas foram formalizadas em Ponta Grossa em 2022. Segundo Grokoviski, esse fator também contribuiu para o aumento de notas emitidas na cidade. “Quando um serviço é prestado e o consumidor solicita a nota fiscal, a empresa precisa estar formalizada para atender ao pedido. Isso é muito importante para a nossa campanha, pois o contribuinte exige isso do empresário, incentivando-o a regularizar os seus negócios”, explica.
Como participar
O Nota PG está contabilizando as notas para o sorteio de 2023. Para fazer a adesão, os interessados devem acessar o site da prefeitura ou o aplicativo Oxy Cidadão. Basta solicitar nota fiscal e vinculação do seu CPF no pagamento de qualquer serviço prestado em Ponta Grossa. O participante da campanha terá direito a um cupom de sorteio a cada R$ 500 em serviços tomados e com NFe emitida em seu CPF. Será considerado o período entre janeiro e novembro do ano corrente, com sorteio no próximo mês de dezembro.