Correio dos Campos

Há 23 dias sem notificações de Dengue, município realiza ações preventivas para o combate da doença

57 casas com piscinas receberam Agentes de Controle de Endemias durante as últimas duas semanas; 5 focos da dengue foram encontrados nas vistorias
27 de junho de 2022 às 18:07
(Fotos: Divulgação)

DA REDAÇÃO – Com 23 dias sem nenhuma notificação de suspeita de dengue no Município, a equipe de Vigilância em Saúde de Piraí do Sul passou a focar nas últimas semanas nos trabalhos de tratamento, orientação e de educação ambiental para combater a proliferação do mosquito.

Nos últimos 15 dias as ações estiveram voltadas para a visita de residências com piscinas. A equipe mapeou 57 casas na área urbana e também algumas na área rural com o equipamento. O trabalho foi realizado pelos Agentes de Controle de Endemias, numa atividade de fiscalização e orientação para manter o tratamento das piscinas de forma correta.

Dentre as residências que tiveram suas piscinas inspecionadas, foram encontrados focos da dengue em 5 delas. Larvas foram coletadas tanto dentro da piscina como também nas lonas de cobertura.

Nestes casos os proprietários foram notificados para que realizassem o tratamento e limpeza das piscinas no prazo de 24 horas, sob pena da aplicação de multa no valor de R$ 616,74 em caso de descumprimento.

Cloro na quantidade correta – Embora piscinas abandonadas em residências fechadas sejam mais propícias para o desenvolvimento de larvas do mosquito da dengue, nas piscinas ativas o mosquito também pode se proliferar se a quantidade de cloro não for adequada. “Se o piscineiro colocar menos do que recomendado, compatível com o tamanho e volume da piscina, o mosquito pode colocar perfeitamente seus ovos nesses locais”, explica Nádia Gonçalves, chefe do Serviço de Vigilância em Saúde.

Visitas – Os agentes do Serviço Municipal de Vigilância em Saúde iniciaram as vistorias nas residências em meados do mês de março. Esse trabalho foi finalizado na quinta-feira da semana passada (23/06), depois de mais de 90 dias de mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti.

Segundo a Secretaria de Saúde, os pouco mais de 15 agentes de controle de endemias – ACEs, somente não visitaram neste período as residências fechadas e com o acesso impossibilitado, além de onde encontraram plena resistência por parte dos moradores.

Na avaliação da chefe da equipe de combate à dengue, Jocimara Tambosi, mesmo com as constantes campanhas de conscientização e orientação, alguns moradores ainda recusam as inspeções periódicas dos ACE’s.

“Não é só em Piraí do Sul que isso acontece. Há muita recusa. Apesar de todo um trabalho educativo desenvolvido pela equipe, as pessoas parecem nem ligar. O que nos causa espanto é encontrar focos de mosquito da dengue em casas habitadas”.

Nádia Gonçalves destaca ainda, além da falta de conscientização, os lotes sujos e abandonados e as casas fechadas também oferecem riscos de focos do mosquito. “Outro problema são os jardins que, apesar de toda a orientação, ainda tem quem utilize pratos sem areia nos vasos de plantas, isso sem contar o caso das piscinas malcuidadas e que também representam perigo”.

Descuido – Para o técnico em saneamento e meio ambiente, José Milléo Filho, o descuido dos moradores de todos os cantos do município atrapalha o desenvolvimento do trabalho e contribui com a disseminação da doença.

“É falta de cuidado mesmo. Se cada morador tirar 10 minutos por semana para dar uma olhada no quintal para verificar se tem alguma coisa acumulando água, seja uma garrafa, um pneu ou calhas já ajudará muito. Infelizmente as pessoas não se atentam e elas sabem disso, porque, há anos se fala a mesma coisa”, comentou.

Números atualizados – Segundo o boletim que mapeia os casos de dengue em todo o Paraná, atualizado no dia 21 de junho, Piraí do Sul registrou 239 casos de contaminação pela doença, com expressivo aumento em relação ao mesmo período do ano passado.

No total foram notificados 512 casos no município, com 149 descartados, 17 inconclusivos e outros 107 ainda em processo de investigação.