Correio dos Campos

Legião de Maria festeja seus 100 anos

Programação na Diocese iniciou na quinta-feira
3 de setembro de 2021 às 18:04
O bispo Dom Geraldo com o fundador da Legião de Maria, Frank Duff. (Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – O Senatus Assumpta de Ponta Grossa desenvolve desde a quinta-feira (2) a programação das festividades do centenário da Legião de Maria. A comemoração foi aberta com uma Adoração e, neste sábado, inicia-se o tríduo, na Catedral Sant’Ana, às 17 horas, com as orações do Terço e da Tessera, que são preces próprias da Legião de Maria, e, às 18 horas, Santa Missa, celebrada pelo padre Jaime Rossa. No domingo, a missa acontece às 19 horas e será com o frei Alderico Noleto, e, na segunda-feira, com padre Wagner Oliveira. O bispo Dom Sergio Arthur Braschi encerra o tríduo, na terça-feira, com missa, às 15 horas.

Toda a programação poderá ser acompanhada pelos canais da Secretaria da Juventude Legionária (Sejule) e da Catedral/Paróquia Sant’Ana. “A ordem das celebrações são sempre as mesmas, com as orações e a Santa Missa. Na terça-feira, que é o dia da fundação da Legião de Maria no mundo, é que a missa será com Dom Sergio e demais sacerdotes que acompanham a Legião”, comentou a coordenadora diocesana da Legião de Maria, Flora Demiate.

História

Em maio de 1954 nasceu a Legião de Maria na Diocese de Ponta Grossa. A representante da Legião de Maria no Brasil, Joaquina Lucas, solicitou permissão ao bispo Dom Antônio Mazzarotto e fundou, simultaneamente, quatro grupos: na Paróquia São José, Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Paróquia Sant’Ana, em Castro, e no Colégio Sant’Ana. Das sementes lançadas apenas uma floresceu, o Praesidium Nossa Senhora do Rosário, que deu bons frutos e se multiplicou.

Em 1956, fundou-se a Praesidium Nossa Senhora.de Fátima, na Paróquia da Catedral, e foi instalada, juntamente com legionários do Senatus de São Paulo, a Curia Assumpta, encarregada de estender a Legião de Maria, a toda a Diocese.

A Legião de Maria difundiu-se pela Diocese. Realizou extensões em Castro, Guarapuava, Tibagi, Prudentópolis, Piraí do Sul, Irati, Monte Alegre, Harmonia, e em caráter extra-diocesano, instalou-se em Palmeira. Com o crescimento, foi possível a instalação de outras seis Curiae. Para melhor atender a esses conselhos, a Curia Assumpta foi elevada a Comitium no dia 19 de setembro de 1967. Em 1970, o Comitium já atendia um território correspondente a 2/3 do Paraná.

O Senatus Assumpta de Ponta Grossa está filiado diretamente ao Conselho Maior da Legião de Maria de Dublin, na Irlanda, onde foi a fundação da Legião, em 1921, por Frank Duff. Atualmente, o Senatus Assumpta de Ponta Grossa tem como jurisdição o Paraná e Santa Catarina.