Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Saúde

Profissionais da SMS participam de capacitação sobre sífilis

Técnicos da 21ª Regional de Saúde ministraram a capacitação

Profissionais da SMS participam de capacitação sobre sífilis
(Divulgação/PMT)
Publicidade
IMPRENSA/Tbagi - Em alusão ao dia nacional de enfrentamento da sífilis, terceiro sábado de outubro, na última semana, os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participaram de uma capacitação referente à doença que apresenta números preocupantes em todo o Brasil. No país, a cada 100 mil pessoas, 88 são portadores da doença.

O encontro foi ministrado pela técnica da 21° Regional de Saúde, Irene Fumie Kobayashi Zanetti, que relatou os fatores complicadores da doença. "A sífilis tem os complicadores, as pessoas acreditam que é uma doença que não existe mais, muito antiga, e tem muito tabu em relação ao diagnóstico, ao preconceito, ao tratamento. O tratamento eficaz é feito com penicilina e eles acham muito dolorido. Porém a sífilis é uma doença que pode passar de mãe para filho, este é o principal complicador. Para o adulto ela leva sequelas graves, neurológicas, oftalmológicas, cardiovasculares, principalmente neurológicas, deformidades também. E quando a mulher engravida, ela tem a sífilis, se ela não tratar, a sífilis vai passar pela placenta, transplacentária, para o bebê e quem sofre é a criança", explicou.

Quando a doença passa de mãe para filho, a criança corre risco de nascer com alterações neurológicas, ter déficit de crescimento, deformações ósseas, pneumonias e otites.

A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) e seu principal fator de transmissão é o sexual. Ela também é uma doença que afeta pessoas de todas as idades, sexualidades e classes sociais.

Durante toda esta semana, a Estratégia Saúde da Família (ESF) estará aberta em horário estendido, das 17h às 20h, realizando teste rápido para o diagnóstico da sífilis e outras ISTs e também a coleta de preventivo.

Compartilhe:

Leia também

Prefeito Rildo autoriza pagamento de insalubridade aos profissionais da saúde
Publicidade

Mais Lidas

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia